Ícone do site Café com Notícia

“Impactos ambientais causados por hidrelétricas” é tema de debate no Café com Notícia

image“Impactos ambientais causados por hidrelétricas no Amapá”, este foi o tema do debate do programa Café com Notícia, desta terça-feira, 17, que instigou e movimentou ouvintes e redes sociais chamando atenção para uma discussão complexa, mas que precisa do entendimento da sociedade.

Ouça o debate na íntegra:

https://167.114.212.23/~cafe2021/wp-content/uploads/2015/11/17-11-15-Áudio-Debate-sobre-meioanbiente.mp3?_=1

Entre os assuntos discutidos no programa, entraram em pauta a situação do município de Ferreira Gomes após a enchente, que teria ocorrido supostamente pela abertura da “ensecadeira” no dia 6 de maio de  2015, na construção da hidrelétrica de Cachoeira Caldeirão, e sobre a morte de várias espécies de peixes, ocorrido na última sexta-feira, 13, as margens do rio Araguari, na orla de Ferreira Gomes.  Segundo informações de autoridades locais, desde 2014 é o quarto registro de mortandade de peixes na região.

A jornalista e apresentadora do programa, Ilziane Laúne conduziu a discussão de forma equilibrada e imparcial. O debate teve dois blocos, divididos  em meia hora cada bloco, além disso, os ouvintes participaram enviando perguntas que eram lidas e respondidas pelos participantes em tempo real. A produção do Café com Notícia entrou em contato com empresa, que se manifestou, através de nota, da mesma forma procurou os órgãos responsáveis pelas licenças e fiscalizações Imap e Sema, mas segundo a assessoria de comunicação, os mesmos se manifestariam após o laudo, previsto para sair nesta quarta-feira, 18.

Foram convidados para o debate, a engenheira florestal e pesquisadora, Ana Euler, Representante do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema), Sérgio paulo, Titular da Delegacia do Meio Ambiente (Dema) ,delegado Sávio Pinto, Presidente da Associação dos atingidos por barragens, Moroni Guimarães , Promotora do Ministério Público de Ferreira Gomes , Fábia Regina Martins e Senador Randolfe Rodrigues.

“O que de fato foi feito para solucionar essa mortandade dos peixes e quais soluções para estes municípios”, Ana Euler.

” Nós sentimos falta do aparelhamento do Estado e dos órgãos fiscalizadores que se omitem com os acidentes ambientais”, promotora, Fábia Regina Martins.

“É um crime ambiental de proporções lamentáveis e de grande prejuízo para todos nós”, Senador, Randolfe Rodrigues.

” A população tem acesso aos estudos de acordo com que vão acontecendo as audiências”, Sérgio Paulo (Coema)

“Sobre a nota da empresa, que a mortandade dos peixes teria sido ocasionada pelo processo da Piracema,não dá nem para comentar”, delegado do meio ambiente, Sávio Pinto

“Referente às indenizações, 1.500 pessoas buscam seus direitos na justiça, muitas famílias não receberam nada”, Moroni Magalhães da Associação dos Atingidos por Barragens.

Repercussão nas redes sociais:

Debate de alto nível na rádio @CafeComNoticia_ sobre a o problema ambiental em Ferreira Gomes. Parabéns a bancada! @AndreaGSaraiva_

@CafeComNoticia_ verdade, até porque órgãos fiscalizadores e licenciadores tem uma estrutura pífia, não trabalha na prevenção Ivana Cei ‏@IvanaCei

‏@CafeComNoticia @SandroVaughan  Vamos que o  assunto tá bom demais!

Sair da versão mobile