Convidado do Programa Café com Notícia de ontem (16), o diretor de processos seletivos do Ifap Marcos Almeida falou um pouco sobre o processo seletivo, aberto pela instituição no último dia 1° de Novembro.
“São mais de 400 vagas em 11 cursos, distribuídos em quatro campus instalados no estado, nas cidades de Macapá, Santana, Porto Grande e Laranjal do Jari” explicou Marcos.
As vagas desta seleção em específico são referentes a modalidade integrada, em que o aluno concilia o curso técnico com o ensino médio regular, não há nenhuma prova durante o processo seletivo. “É feito uma avaliação do histórico escolar do aluno nos últimos três anos do ensino do fundamental, se porventura ele ainda estiver cursando o 9° ano, serão analisadas as notas do 8°, 7 e 6° ano”, revelou o diretor, destacando também que o processo é voltado para alunos de 13 a 17 anos que estejam finalizando o ensino fundamental.
Mas mesmo com essas exigências, o servidor revelou ter observado uma grande quantidade de alunos, que não se encaixavam nesse perfil, procurando participar do processo: “Observamos pessoas de até 45 anos querendo concorrer às vagas do integrado, mas nós próprios temos a modalidade de Educação para Jovens e Adultos (EJA), que procura atender as pessoas de mais de 17 anos que queiram fazer parte do IFAP”.
Por este motivo, Marcos também reforça a importância dos candidatos lerem o edital antes de se inscreverem. “Através do edital, o candidato pode conhecer mais cada curso que está sendo oferecido e saber qual combina mais com ele”, explicou o diretor que também destacou a rápida entrada de alunos de cursos técnicos ao mercado de trabalho e a relação que cada curso tem com a cidade em que está instalado.
“Temos os exemplos do curso técnico em Floresta no Laranjal do Jari e o curso de agroecologia no Porto Grande. Trabalhamos com cursos ligados com a economia de cada município”.
As inscrições para os cursos técnicos integrados da instituição vão até o dia 28 de Novembro e podem ser realizadas no link processoseletivo.ifap.edu.br/ps/, para outras informações o candidato pode acessar o site da instituição.
Segundo Marcos Almeida, a previsão é que no ano letivo de 2022 seja presencial, caso até lá não haja nenhuma portaria federal definindo o contrário.