Anúncio principal

“Iemanjá te agradece e te devolve nas bênçãos”, diz Pai Almeida Canuto sobre o festival de Iemanjá que acontece na terça-feira, (2)

A programação faz parte da comemoração dos 263 anos de Macapá. O aniversário da cidade é comemorado no dia 4 de janeiro.

Na noite da última segunda-feira, (1), em entrevista ao programa de rádio ‘Café com Notícia’, na Diário FM, a Diretora-Presidente do Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir), Maria Carolina, e o Vice-Presidente da Federação dos Cultos Afro-religiosos de Umbanda e Mina Nagô do Amapá, Pai Almeida Canuto, falaram sobre a programação ‘Festival de Iemanjá’, que acontece na próxima terça-feira, (2), em Macapá.

“O 6º Festival de Iemanjá já é tradicional na nossa cidade, na realidade é ele que abre o calendário do aniversário da capital. Tivemos que adaptar esse ano porque estamos atravessando um momento extremamente difícil no mundo inteiro, que é a pandemia da Covid-19, então a programação será bem mais curta do que nos anos anteriores, fechada, não será aberta ao público em geral”, afirma Maria.

“Permanecemos respeitando o meio ambiente”, diz Pai. Foto: Reprodução

“No sincretismo religioso ela é a mãe de Jesus, que recebe essa dádiva, esse coração de amar todos os seus filhos. Yemanjá é conhecida como a mãe dos orixás, mãe dos peixes, que abriga, acolhe, que passa a mão na cabeça, mas que também chama a atenção. E a proposta desse ano é agradecimento, por todos nós estarmos vivos e atravessando essa pandemia, estamos vivendo uma nova oportunidade”, diz Pai Almeida sobre a rainha do mar.

A programação faz parte da comemoração dos 263 anos de Macapá. O aniversário da cidade é comemorado no dia 4 de janeiro.

“A gente orienta cada casa de Axé, cada terreiro, pessoas e admiradores a não jogar garrafas no rio, não jogar nada que vá prejudicar as águas: plástico, espelho, pente. Não ofereça isso nas águas!”, reforça o líder.

A casa de Iemanjá é a nossa natureza!

– Pai Almeida Canuto

“Desejamos que cada flor ofertada à nossa mãe, seja devolvida em muita saúde, ao mundo, ao estado, ao município e a cada morador e devoto de Iemanjá”, finaliza Canuto.

 

Intolerância religiosa

Gráfico: Brasil de Fato

Apenas nos primeiros seis meses de 2019, houve um aumento de 56% no número de denúncias de intolerância religiosa, quando comparado ao mesmo período de 2018. A maioria das denúncias foi realizada por praticantes de religiões de matriz africana, como a Umbanda e o Candomblé.

 

Programação

Foto: Divulgação

A Diretora-Presidente da Improir explica que a programação será toda virtual, as gravações da live serão feitas em local fechado, com segurança e respeitando os decretos vigentes de combate à proliferação da Covid-19.

“Todas as ações serão transmitidas pelas redes sociais da prefeitura de Macapá. Convidamos toda a sociedade amapaense para assistir a esse momento de celebração, de culto. Faremos uma homenagem aos pais e mães de santo vítimas da Covid-19, achamos importante reverenciar essas autoridades religiosas também”.


 

Evento

‘Live Festival de Iemanjá’ – Transmissão pelas redes sociais da Prefeitura de Macapá

18h30 – Saudações

Umbanda/Mina/Candomblé

19h20 – Oferenda à Iemanjá

20h30 – Encerramento da live

Mostrar mais
Publicidade

Artigos relacionados

Publicidade
Botão Voltar ao topo