Nesta tarde se sexta-feira, 26, o Instituto Mapinguari está realizando o evento de culminância do projeto “Cultura Amazônia Terra Preta”, as 17h na praça Floriano, no centro de Macapá.
A programação conta com apresentação do DJ Insane, Anthony Barbosa, contação de história com a escritora Esmeraldina Santos, espetáculo Desterrado com a Casa Circo, cantora Tani, Mc Deeh, Pretogonista, performance com Marcos Sales e grupo de Marabaixo Manoel Felipe.
O projeto é sobre os saberes populares, em que os pesquisadores estão fazendo na APA do rio Curiaú, abrangendo as comunidades do Curralinho e da Casa Grande também.
“Começamos uma jornada para conhecer e valorizar a sabedoria popular quilombola. Estivemos nas comunidades aprendendo com os moradores sobre a ervas medicinais e alimentícias tradicionais. Esse conhecimento vai servir como ferramenta para a construção de um jardim pedagógico na Escola Municipal de Ensino Fundamental Joanna Santos, no próprio Curiaú. A ideia é que os professores possam utilizar esse espaço para promover aulas mais imersivas sobre a história e tradições do quilombo”, explica o pesquisador Gil Reis.
Sobre o Instituto
A Associação Instituto Mapinguari ou simplesmente Instituto Mapinguari (IMAPIN) é uma Organização Não-Governamental (ONG), criada em maio de 2015 no Estado do Amapá. O Instituto atua sobre o campo da Pesquisa, Proteção e Educação Ambiental e é fruto da mobilização de jovens universitários em apoio à Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Revecom.