O Dia de Imprensa é comemorado no dia 1 de junho no Brasil. A data foi escolhida por ser o dia em que se iniciou a veiculação do jornal Correio Braziliense, fundado por Hipólito José da Costa, em 1808. Três meses antes, ele era distribuído de forma clandestina.
Mas nem sempre foi assim. Antes da Lei Ln.º 9.831 de 1999, que declarou o dia 1 de junho como a data oficial da imprensa, o dia era comemorado em 10 de setembro, pois neste mesmo dia em 1808 ocorreu a primeira distribuição do Jornal Gazeta no Rio de Janeiro, que trazia notícias da corte na época.
A importância da data
Toda forma digna de jornalismo deve lutar pela igualdade e justiça através da busca pela verdade. É na imprensa que ocorrem denúncias dos mais variados abusos de poder, transmissão dos fatos à favor da população e a promoção de um discurso livre e debates que devem enriquecer o cenário público.
Por isso, a imprensa é um pilar fundamental de todo país democrático. Este “quarto poder” dificilmente está livre de ataques ou ameaças, especialmente no contexto brasileiro atual, mas deve ser preservado a todo custo pela população e seus representantes.
Sendo assim, é celebrado em 3 de maio o “Dia Internacional da Liberdade de Imprensa“, oficializada em 1993 pela ONU, que busca combater a censura e a violência aos profissionais da área.