Em busca de atrair novas doadoras, o Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) está realizando a Campanha Doa Mulher, com programação especial, que nesta edição tem o Carnaval como tema.
A Campanha que acontece toda última quinta e sexta-feira de cada mês foi adiantada por causa do carnaval. Pois o estoque de bolsas precisa ser mantido em nível bom, e devido ao feriado as pessoas viajam, bebem e infelizmente muitos acidentes ocorrem nessa época e precisam de muito sangue.
De acordo com a chefe do Serviço de Captação e Orientação Social, Marcela Vales, a campanha sempre teve uma boa adesão. Mas algumas dúvidas ainda precisam ser tiradas, uma delas é em relação a menstruação, se pode ou não doar sangue nesse período. Segundo Marcele, não há nenhum impedimento, todas as mulheres antes de doar passam por uma triagem, para saber se estão aptas ou não a doar.
A doação de sangue não é indicada apenas para as gestantes ou lactantes. O objetivo do projeto, além de incentivar a doação, é manter o percentual de doadoras mulheres preconizado pelo Ministério da Saúde, que estabelece 37% de doação feminina mensal.
Mas Hemoap informa que os homens também podem doar, quanto mais pessoas doarem, melhor vai ficar o estoque, afinal alguém, amigo, parente ou até mesmo a pessoa pode precisar.
Para ser um doador, o voluntário precisa ter 16 anos ( mínimo) e 69 anos (máximo), o peso tem que ser no mínimo 50 quilos, não pode ter consumido bebida alcoólica no dia anterior e não pode ter doenças sanguíneas. A doadora precisa levar documento de identificação com foto. A coleta dura em torno de 20 minutos.
As doadoras podem procurar o Hemoap de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 12h, que fica localizado na Avenida Raimundo Álvares da Costa, esquina com a Rua Jovino Dinoá, no bairro Jesus de Nazaré.
Informações: Sesa