O Governo do Amapá montou uma estratégia para levar assistência técnica a 60 produtores do Programa Amapá Cacau, no município de Porto Grande. A iniciativa surgiu após o comitê do programa ouvir as necessidades dos trabalhadores para fortalecer o cultivo, uma vez que o plantio de cacau é recente no estado e os agricultores amapaenses ainda estão se adaptando à nova cultura.
Os trabalhos no campo são coordenados pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (SDR), que irá auxiliar os produtores que já receberam as mudas entregues pelo programa e, agora, estão na fase do plantio. Eles terão orientações técnicas sobre adubação das covas, manejo do sombreamento temporário e a nutrição das mudas.
“Vamos fortalecer o Programa Amapá Cacau com a reativação da assistência aos produtores, com mais estrutura para consolidar a implantação da cultura no estado”, destacou o secretário adjunto da SDR, Rafael Martins.
As visitas nas áreas com plantio de cacau iniciam na próxima quinta-feira, 16, e se estenderão por pelo menos 10 dias, dependendo das necessidades de cada área.
Amapá Cacau
O Amapá Cacau é um programa de estado e tem parceria com a Federação de Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa) e Ceplac/PA, que oferece sementes, capacitação e assistência aos servidores da SDR e Rurap, sobre o implantação do arranjo no Amapá. como objetivo implantar a cadeia cacaueira no estado, beneficiando cerca de 420 famílias produtoras na região centro-oeste, que compreende os municípios de Porto Grande, Ferreira Gomes, Pedra Branca do Amapari e Serra do Navio.
Os trabalhos em conjunto já renderam ao Amapá uma capacitação de 20 servidores na área de plantio e cultivo de cacau; além do recebimento de 600 mil sementes de cacau enviadas para o implemento do programa pela Faepa e Ceplac.
Cacau na região norte
A região norte é reconhecida por ser o maior produtor de cacau do Brasil consequentemente isso é um indício de que a região possui ótimas condições para o plantio do cacau
O estado do Pará é o maior produtor de cacau do país. A previsão da Ceplac para 2020 é de área cultivada de 149.918 hectares e produção de 145 mil toneladas de amêndoas. Em 2019, a área cultivada foi de 146.918 hectares e a produção de 133.489 mil toneladas de amêndoas, o que representa 52% da produção nacional. A cadeia produtiva do cacau gera atualmente 60.980 empregos diretos e 243.920 indiretos.