O percurso começa às 7h e terá 700 metros, desde a Avenida Fab até a praça em frente à Prefeitura Municipal de Amapá. Durante a ação, cartazes informativos sobre cuidados aos animais serão distribuídos para a comunidade presente, e, ao final, ocorrerá vacinação antirrábica até às 12h.
Além disso, após a passeata, ainda haverá o sorteio de brindes para os pets e a palestra ‘Responsabilidade Afetiva e Financeira com o Animal’, ministrada pelo empreendedor Antônio Claudionor Lima, que atua na área de alimentação dos pets. A expectativa é reunir cerca de 200 participantes na programação.
A secretária de Bem-Estar Animal, Laudenice Monteiro, reforça a importância da conscientização e de ações para o bem-estar animal, principalmente nesta época do ano.
“No último mês do ano, os índices de abandono crescem muito, pois as pessoas vão para festas de final de ano ou viajam, e, em decorrência disso, muitos animais fogem ou são abandonados. Durante a passeata e pela quantidade de pessoas na Agropesc, reforçamos a campanha Dezembro Verde para sensibilizar a população”, afirma a secretária.
Dezembro Verde é uma campanha de conscientização brasileira que possui como foco combater o abandono e os maus-tratos contra animais.
Como denunciar casos de maus-tratos?
Denúncias de maus-tratos são legitimadas pelo artigo 32 da Lei Federal nº. 9.605/1998, e podem ser realizadas pelo número 190, da Polícia Militar, e pelo número (96) 98148-7378, da Delegacia do Meio Ambiente.
Ao presenciar maus-tratos, é necessário filmar, fotografar e fazer boletim de ocorrência em qualquer delegacia ou até mesmo on-line na Delegacia Virtual.
Entre as formas de maus-tratos, estão abandonar o animal, o manter sem abrigo, privar de necessidades básicas como água e comida, envenenar, castigar e não oferecer atendimento veterinário adequado.
Agropesc 2023
Em 2023, o tradicional evento busca fortalecer a economia da Região dos Lagos, onde vivem mais de 35 mil pessoas, nos municípios de Amapá, Calçoene, Tartarugalzinho e Pracuúba, cidades conhecidas pelo potencial agropecuário.
A feira contará com gastronomia, empreendedorismo, exposição e venda de animais, além de ações voltadas para a agricultura familiar. O evento prevê, ainda, oficinas e cursos do setor primário para aprimorar o conhecimento da comunidade acadêmica.
A expectativa é que, assim como a Expofeira voltou, aquecendo a economia da região metropolitana, a Agropesc também retorne com fomento ao setor agro, incentivo aos produtores rurais e gerando possibilidade de renda extra aos empreendedores da região.