Sendo o primeiro estado da Região Norte a receber o “Projeto de Cuidados Paliativos”, desenvolvido pelo Hospital Sírio-Libanês em parceria com o Ministério da Saúde, o Amapá lançou um sistema de suporte e assistencialismo para pacientes e familiares em quadros graves de doenças oncológicas.
“Precisamos espalhar os atendimentos pelo SUS. Estamos olhando atentamente a situação internacional da COVID e assim, trabalhar com a população as resoluções”, explicou o secretário estadual de saúde Juan Mendes, em entrevista à Diario do Amapá.
Para otimizar as filas para tratamento especializado contra cânceres, o sistema público de saúde do estado estabeleceu um termo de cooperação técnica com o Hospital São Camilo, da rede privada, possibilitando a oferta de um maior número de cirurgias oncológicas de média e alta complexidade.
Em relação aos agendamentos de cirurgias e atendimentos clínicos, a Sesa divulgou o lançamento de um site exclusivo para agendar consultas, retornos e acompanhamentos oncológicos na Unacon. A plataforma facilita que pacientes da região interiorana e periférica consigam marcar de forma prática e rápida, sem a necessidade de deslocamento. O link para cadastro está disponível no: HTTPS://unacron.net.br/