Para alertar sobre os efeitos que as queimadas trazem à saúde, o Governo do Amapá faz algumas recomendações que podem ajudar a população a atravessar os dias de altas temperaturas, que exigem cuidados redobrados, principalmente com crianças e idosos.
A combinação de queimadas e a liberação de poluentes atmosféricos afetam negativamente a saúde da população, aumentando o risco de doenças respiratórias graves.
De acordo com o médico pneumologista, Paulo Danilo Silva, esses efeitos são sentidos principalmente por pessoas com predisposição genética, como os portadores de asma, de doenças pulmonares ou com alguma imunodeficiência.
“Alguns grupos são mais vulneráveis idosos, crianças, mulheres grávidas, pessoas doentes ou acamadas merecem mais atenção. Idosos, por exemplo, têm muita dificuldade de reconhecer a sede. Por isso, é necessário oferecer água com muito mais frequência a eles. E em geral, para minimizar os efeitos da fumaça a população pode adotar o uso de máscara de proteção, que servem de barreira para os poluentes”, explica o pneumologista.
O médico também enfatizou a importância da vacinação para prevenir os tipos mais graves de gripe. Já a secretária de Saúde, Silvana Vedovelli, reforçou a importância de adotar medidas de prevenção e buscar atendimento médico adequado em caso de sintomas relacionados às doenças respiratórias.
“É essencial que os grupos mais suscetíveis adotem medidas para minimizar a exposição à fumaça, como evitar atividades ao ar livre durante períodos de maior intensidade das queimadas e calor. E em casos de tonturas, fraqueza, ansiedade, sede excessiva e dor de cabeça persistente é necessário buscar ajuda na unidade de saúde mais próxima”, enfatizou Silvana.
Confira algumas recomendações:
- Aumente a ingestão de água ou de sucos de frutas naturais, sem adição de açúcar, mesmo sem ter sede;
- Evite bebidas alcoólicas e com elevado teor de açúcar;
- Evite a exposição direta ao sol, em especial, de 10h às 16h;
- Use protetor solar;
- A exposição ao sol sem a proteção adequada contra os raios ultravioleta deixa a pele vermelha, sensível e com bolhas;
- Use chapéus e óculos escuros;
- Mantenha a vacinação contra a gripe em dia;
- Em caso de agravamento dos sintomas busque atendimento médico imediato.
Consequências do fogo e da fumaça
Em áreas de florestas, os incêndios podem causar mortes diretas de animais pelo fogo, destruição de habitats e perda de biodiversidade. Quanto maior a extensão do incêndio, maior o dano e maior o tempo para a floresta se recuperar.
Em áreas urbanas, a fumaça causada pelos incêndios, principalmente os usados para queima de lixo e resíduos, traz a diminuição da qualidade do ar, ocasionado em problemas de saúde pública, como infecções respiratórias.
Para a queimada não se transformar em um incêndio, é preciso aplicar algumas técnicas de segurança, entre elas a construção de aceiros, que consiste em uma faixa sem vegetação, que impede o avanço das chamas.