A Fundação Municipal de Cultura (FUMCULT) abriu chamada pública no edital ‘Prêmio artístico cultural em tempo de pandemia’. O presidente da fundação, Alain Cristophe, tirou dúvidas a respeito do edital em entrevista ao programa Café com Notícia dessa sexta-feira, (11). Esse é o primeiro edital para a área da cultura de 2021.
A chamada é para projetos na área de Macapá e não aceita Pessoa Física, apenas artistas cadastrados no sistema de Micro Empreendedor Individual (MEI) ou vinculados a agências e produtoras.
“Criamos uma comissão para tirar todas as possíveis dúvidas sobre o edital, inclusive explicar porque não aceitamos Pessoa Física, já que o desconto é muito maior. Recomendamos que os artistas sem MEI, procurem agências para compensar a carga tributária”, explica o presidente.
Em acordo com o prefeito Furlan, durante as eleições, foi firmado um termo de compromisso para maior participação da comunidade LGBT+ nos editais da prefeitura. Entidades da comunidade cobraram o compromisso neste edital quando não viram vagas destinadas ao público.
“Precisamos ajustar e vamos seguir ajustando. Acho inclusive que deveríamos ter um representante LGBT no conselho, porque é uma comunidade muito grande”, se comprometeu Alain Cristophe.
O edital destinará 70% das vagas, ou seja 66 premiações, para artistas acima de 3 anos de carreira comprovada, e 30% (56 premiações) para artistas iniciantes, de 1 a 3 anos de atividades comprovadas.