Ícone do site Café com Notícia

[Fora da grei] De janeiro a janeiro

Semana passada, aqui na coluna eu falava sobre os desejos e promessas de fim de ano – de todos os anos…
Falava, por exemplo, que podemos organizar nossos planos numa lista e ir cumprindo cada um por etapas.
É realmente muito bom começarmos um ano motivados e cheios de gás. Mas não adianta nada fazermos promessas de mudanças se não cuidarmos das nossas emoções, se não cultivarmos bons sentimentos, e não fizermos nada para cuidar da saúde mental.


Daí surgiu a campanha Janeiro Branco, para que todos possam se fortalecer, aprender mais sobre si, ter consciência de quem é e do que quer, para que, assim, seja possível viver uma vida mais plena em todas as áreas.


Já dizia o poeta romano Juvenal (século II) que tudo o que as pessoas deveriam desejar na vida era “uma mente sã num corpo são” (mens sana in corpore sano). Isso quer dizer que, quando nossa mente está sadia, já é meio caminho andado para termos um corpo sadio ou, pelo menos, disposição para conquistarmos aquilo que queremos.


Quando nossa saúde mental não vai bem, qualquer frustração é motivo para desistir. Se nossa mente e emoções estão fragilizadas, abandonamos o plano ou ideia inicial e passamos a acreditar que nada dará certo e que nunca teremos sucesso.


E assim a vaca vai pro brejo – ou melhor, nossos relacionamentos conjugais e familiares, nossas dietas, etc. – e, cada vez mais, vamos deixando de acreditar em nós mesmos e na possibilidade de evoluir.


A falta de saúde mental afeta nosso organismo. Existem situações em que uma dor emocional muito grande, que é difícil suportar e que não temos com quem dividir, torna-se uma dor física, cuja causa os exames médicos não descobrem.


Outras vezes não sentimos dor, mas sentimos mal-estar, cansaço, fome, fraqueza, porque algo nos falta, a carga emocional é grande, chegando a cansar o corpo físico, nos deixando sem ânimo para nada. O oposto também acontece, deixando nossa mente agitada, acelerada, impedindo-nos de relaxar e dormir, causando problemas maiores ainda.


Além disso, a saúde mental está relacionada com doenças mais graves, como câncer, artrite reumatoide e doenças cardiovasculares, que podem se desenvolver por vários fatores, sejam emoções, pensamentos e sentimentos mal elaborados, comportamentos inadequados, que aconteceram em decorrência do descuido com a saúde mental.


Por estes e outros fatores, devemos cuidar de nossa saúde mental, cuidar de nossas emoções, estar de bem com quem somos, buscar o autoconhecimento e a auto aceitação, pois tudo isso influencia a nossa autoestima e a saúde em geral.


Não devemos deixar para depois, não devemos cuidar de nossa saúde mental apenas em janeiro, mas começar hoje e cuidar sempre, de janeiro a janeiro, para termos saúde, bem-estar e sucesso em toda a vida! Se for preciso, busque a ajuda profissional. A psicanálise é uma excelente forma de terapia e pode te ajudar nisso. Não espere ser tarde demais para dar atenção ao seu eu interior, conheça-se e seja feliz!

Sair da versão mobile