A quantidade de flagrantes de condutores sob efeito de álcool diminuiu 54% no no mês de dezembro de 2020 em relação ao mesmo período de 2019. Segundo os dados divulgados pela coordenação da Operação Lei Seca, no mês passado, 14 condutores de um total de 1050 abordados, estavam sob efeito de bebida alcoólica. Em dezembro de 2019, foram mil condutores abordados, dos quais 31 foram flagrados sob efeito de álcool.
Segundo o coordenador da Operação Lei Seca, capitão Jonas Meguins, além das fiscalizações, a equipe atuou também em blitz educativas e em apoio à ação social Natal Solidário do Detran.
“A Operação Lei Seca não atua somente no combate ao crime de embriaguez ao volante, é importante ressaltar que o trabalho educativo ajuda principalmente na redução do número de condutores flagrados sob efeito de álcool”, ponderou o coordenador.
A quantidade de autuações realizadas em dezembro de 2020 em comparação à 2019, também reduziu em 22%. No ano passado, foram 73 autuações contra 94 no mesmo período de 2019. Em dezembro, a equipe apresentou um condutor na delegacia pelo crime de embriaguez. Em 2019, não houve apresentação.
Durante o mês de dezembro, 844 condutores foram submetidos ao teste do bafômetro, que mede a concentração de álcool na corrente sanguínea. Nove condutores foram autuados por dirigir sob o efeito de álcool ou recursa-se a fazer o teste, conforme o artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Além disso, 59 motoristas foram autuados por outras infrações.