Na última quinta-feira, 28, o Café com Notícia recebeu o professor, escritor e poeta, Fernando Canto, que falou um pouco sobre seu livro “Fortaleza de São José de Macapá: vertentes discursivas e as cartas dos construtores”, obra oriunda uma dissertação de mestrado onde Canto reúne e relaciona diversos discursos, tanto textuais quanto gráficos sobre um dos principais pontos turísticos do estado. “Ao meu ver, a Fortaleza de São José de Macapá é a gênese da cidade, foi a partir dela que a cidade nasceu, ainda que a igreja tenha vindo antes. Todas as palavras direcionadas à Fortaleza envolvem uma memória muito forte, um esteio da nossa identidade” revelou o escritor.
E uma das referências que auxiliaram a produção do livro, foram as 407 cartas que Fernando Canto coletou, com ajuda do Arquivo Público do Pará, de pessoas que trabalharam na construção da Fortaleza. “É importante dizer que essas cartas trazem aos futuros pesquisadores informações mínimas, dependendo da área, mas existem cartas contando sobre a vida de quem morava aqui àquela época, inclusive Henrique Galucio”. E ao citar o italiano que é nome de uma rua de Macapá e foi o engenheiro responsável pela obra do monumento, o autor dá um breve “spoiler” do que pode ser encontrado no livro, como as cartas que o Galúcio enviou a Belém pedindo pra voltar a cidade, já que tinha sido acometido pela malária, doença que o mataria algum tempo depois.
Canto ainda destacou a importância de uma maior valorização de outras produções acadêmicas como a dele, que recebeu o apoio do senador Randolfe Rodrigues, para a publicação através da Editora do Senado. O lançamento do livro será feito hoje, às 18 horas, no Auditório do Museu Sacaca.