No Brasil, já são cerca de 11 milhões de pessoas recuperadas da Covid-19. No Amapá, esse número ultrapassa a marca de 70 mil pacientes que tiveram o vírus. Com o objetivo de auxiliar na reabilitação de sequelas respiratórias e motoras ocasionadas pelo novo coronavírus, o curso de Fisioterapia da Faculdade de Macapá (Fama) inicia, a partir do dia 12 de abril, o atendimento fisioterapêutico gratuito para pacientes que sofrem com sintomas após a doença.
O acompanhamento será efetuado pelos acadêmicos do último ano do curso de Fisioterapia, sob supervisão de professores e fisioterapeutas devidamente habilitados para atuação na área. Os pacientes que buscarem pelo atendimento deverão apresentar algum comprovante de infecção pela Covid-19 como encaminhamento com o diagnóstico clínico da doença e/ou tomografia computadorizada do pulmão.
As consequências causadas em pacientes que superaram a doença são chamadas de Síndrome Pós-Covid e apresentam sintomas como cansaço, falta de ar, dor muscular, dores nas articulações, no peito, problemas circulatórios e até fibrose pulmonar, relacionada ao trato respiratório e que causa tosse crônica, fadiga e dificuldade para respirar. A Fisioterapia é indicada para reabilitação e tratamento dos problemas musculares, circulatórios e respiratórios.
“Os pacientes que buscam pela reabilitação pós covid-19 passam por avaliação de triagem e terão suas sessões fisioterapêuticas agendadas para acontecer duas vezes na semana ao longo de três meses. O objetivo é garantir a recuperação, diminuição de sintomas, dores e melhora na condição física do paciente por meio de exercícios terapêuticos”, explica Diego Neves, fisioterapeuta (CREFITO 185.302-F)) e coordenador do curso e da Clínica-Escola de Fisioterapia da Faculdade de Macapá (Fama).
Além de oferecer tratamento para pacientes pós-Covid-19, a iniciativa também é voltada para portadores de doenças pulmonares crônicas, asma, enfisema pulmonar e doenças respiratórias que precisem de reabilitação fisioterapêutica e que comprovem o diagnóstico mediante encaminhamento médico.
O atendimento será realizado de forma presencial, no ambulatório Covid da Fama, seguindo todos os protocolos de segurança. Os interessados podem realizar sua inscrição pelo telefone (96) 98123-5015 ou pelo e-mail diego.neves@kroton.com.br.