Com o braço pronto para tomar a vacina contra a covid-19, o pensamento no próximo carnaval e nas rodas de marabaixo, Raimunda Pereira Farias, de 89 anos, chegou em um dos pontos de vacinação em Macapá, no último sábado, (13) – data que iniciou a imunização para idosos acima de 85 anos na capital. Para esta etapa, o Governo do Amapá repassou 3.203 doses do imunizante Coronovac para a Prefeitura de Macapá.
Após quase um ano sem sair de casa, por segurança devido à pandemia, dona Raimunda estava muito empolgada por estar cada vez mais perto de voltar a fazer o que tanto gosta. Acompanhada pela filha e pela neta, a idosa falou sobre a sensação de felicidade.
“Estou feliz porque tomei a vacina. Tenho fé em Deus que isso vai acabar e poderei voltar a participar das rodas de marabaixo. Uma hora dessas era para eu estar no carnaval, vestida de baiana, mas ainda não pode”, disse Raimunda ao tomar a primeira dose da vacina.
Em Macapá, a vacinação ocorre em nas Unidades Básicas de Saúde e também em dois pontos drive-thru montados pela prefeitura, um na praça do Barão, no Centro, e outro no estacionamento do Estádio Milton Corrêa, o Zerão.
Quem optou pela modalidade drive-thru foi o arquiteto Marco Aurélio, que levou o sogro para ser imunizado.
“Trouxe o meu sogro para vacinar e para a gente é um momento de vitória e segurança. Agora é esperar a minha vez também”, disse o arquiteto esperançoso.
O Governo do Amapá já enviou para todos os municípios as doses destinadas aos idosos acima de 85 anos para atender 100% desta população.
Cada prefeitura deve realizar a vacinação seguindo recomendação do Plano Estadual de Vacinação. Em Santana a ação iniciou quarta-feira, (10), o município recebeu 1.420 doses de vacina.