As escolas da rede estadual de ensino realizam, durante toda esta semana, o acolhimento dos estudantes que estão retornando para as atividades presenciais nas unidades de ensino do Amapá.
O retorno gradual e escalonado foi autorizado e inicialmente será para os estudantes das séries do 2º ano, 5º ano, 9º ano do ensino fundamental, 3ª série do ensino médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) além de estudantes em situações de vulnerabilidade social e estudantes que não possuem acesso à internet.
Das 396 escolas da rede pública, cerca de 60% estão retornando neste momento, os outros 40% retornarão gradativamente ao longo do mês de agosto.
A secretária de educação Goreth Souza, destacou a importância de mais um passo dado na estratégia de retorno das aulas.
“Devagar, gradativamente e com responsabilidade, estamos voltando. Hoje é mais um grande passo que a educação pública do Amapá está dando, esse retorno marca o nosso compromisso com a educação”, disse a secretária.
O retorno das atividades presenciais nas escolas públicas teve início no dia 2 de agosto, com o acolhimento dos profissionais de educação para o planejamento das estratégias de retorno. Vale ressaltar que o retorno não é obrigatório, porém os pais que não desejarem que os filhos retornem com as atividades devem informar a direção da unidade de ensino.
A dona de casa Simone Bonifácio, que possui um filho estudante na Escola Estadual Mário Quirino, está de acordo com o retorno das atividades.
“Hoje vim acompanhar como a escola do meu filho está e ao chegar me deparo com um cenário de acolhimento, seguindo os protocolos de segurança e de proteção, é um momento de mudança para todos e tenho certeza que iremos nos adaptar para que tudo possa caminhar de maneira correta”, disse a mãe.
As escolas receberam as diretrizes da mantenedora e tiveram que adaptar as estratégias de retorno, a Escola Mário Quirino optou no retorno gradual dos estudantes da 3ª série do ensino médio, visando a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Quem também está feliz e de acordo com o retorno das atividades é a estudante Ana Carolina Flexa, que cursa o ensino médio na Escola Estadual Jesus De Nazaré.
“Estou feliz em poder retornar, em ver meus amigos. A escola está preparada com toda segurança, eles deram os kits de proteção e como a escola está organizada vai fazer a gente se sentir bem seguro”, declarou a estudante.