“Enquanto tiver mãezinha precisando vamos estar ajudando”: Projeto ‘Mãe Canguru’ ajuda mães solo com gravidez inesperada
Projeto social ajuda mães solo de baixa renda com doações e oficinas de capacitação em empreendedorismo.
O projeto ‘Mãe Canguru’ é uma iniciativa social que busca auxiliar mães de baixa renda que tiveram gravidez inesperada e passam por dificuldades. A ideia surgiu a partir de mães que também estão dentro dessa realidade, com a proposta de arrecadar fundos e itens para doação, além de oferecer cursos de capacitação.
“Sabemos da dificuldade que é a maternidade, muitas dessas mulheres são mães solo, que não se prepararam para engravida, porque uma gravidez simplesmente acontece, especialmente nas mulheres mais pobres”, conta Raiou Marques, voluntária e uma das idealizadoras do projeto.
O projeto pretende funcionar em duas etapas, a primeira é voltada para arrecadação de itens de higiene básica, como fraldas e enxoval, para a produção de kits que serão distribuídos entre as maternidades do estado. “Na maternidade falta muita coisa, praticamente tudo, por isso que nesse primeiro momento o projeto será voltado para esses bebês”, aponta Raiou.
Na segunda etapa o ‘Mãe Canguru’ oferta oficinas online e gratuitas de capacitação para mães, para que essas mulheres possam empreender e sustentar seus filhos, já que segundo a voluntária, “o mercado de trabalho está extremamente fechado para as mães solo”. A perspectiva é que sejam oficinas de gestão financeira e até cursos de produção de doces.
“Aqui no Amapá não tem creche para criança menor de 3 ou 4 anos, então o governo espera que a gente passe fome, e ninguém liga. Muitas vezes o pai da criança a abandona, as mães são expulsas de casa e não tem ninguém falando como é que elas vão se sustentar. Foi com esse olhar empático que surgiu o projeto”, explica Raiou Marques.
Ao todo, o projeto conta com a ajuda de 8 voluntárias, que possuem contato com o banco de leite da maternidade para fazer doações, caso o estoque esteja precisando.
A doações podem ser feitas pelo Instagram @projetomaecanguru
Confira os pontos de arrecadação:
Zona Sul
Avenida Tembés, entre rua Hildermar Maia e Santos Dumont, nº 900 – Muca
Contato: (96) 98104-6965 (Diucleia)
Zona Norte
Alameda Curiaú, nº 533 – Novo Horizonte
Contato: (96) 98139-1789 (Raiou)
Santana
Travessa Nilo Coelho, nº 129 B – bairro dos Remédios, Residencial Bertoldo Bento
Contato: (96) 98409-4903 (Gisa)