No documento elaborado ao final da reunião entre o Executivo e a bancada federal, na Presidência do Senado, nesta quinta-feira (21), foram reafirmadas as 16 ações prioritárias para o desenvolvimento do Estado. Ao defender a “Carta do Amapá” ou “Carta de Brasília (nome dado anteriormente), Davi Alcolumbre disse que é preciso priorizar as obras estruturantes do governo do estado.
“Da mesma forma, temos que ouvir os municípios para enumerar as prioridades e adequar os programas com as pautas da bancada, juntamente com a do governo estadual, federal e municipal. Assim a gente consegue reduzir etapas vai dar uma resposta mais rápida para a sociedade”, defendeu.
Participaram também do encontro o governador do Estado, Waldez Góes, os senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Lucas Barreto (PDS-AP), além dos deputados Acácio Favacho (Pros-AP), Aline Gurgel (PRB-AP), Camilo Capiberibe (PSB-AP), Luiz Carlos (PSDB-AP), Leda Sadala (Avante-AP) e Marcivânia Flexa (PC do B-AP).
Confira as 16 metas da ‘Carta do Amapá’
- 1 – Pavimentação da BR-156 (Trechos Norte e Sul).
- 2 – Conclusão das obras e aquisição de equipamentos para o Hospital Universitário.
- 3 – Conclusão da Via Norte Sul.
- 4 – Elaboração dos estudos e projetos para a pavimentação da BR-210 (Perimetral Norte) no trecho entre os municípios de Porto Grande e Serra do Navio.
- 5 – Garantir a transposição para os quadros da União a todos os servidores contemplados pelas Emendas Constitucionais 79 e 98.
- 6 – Aprovação das normas de aperfeiçoamento da Zona Franca Verde de Macapá e Santana (origem da matéria-prima, restrição a minérios e cosméticos), bem como promover a atração de investidores para aproveitamento dos benefícios fiscais
- 7 – Construção do Centro de Convenções.
- 8 – Construção do Terminal Hidroviário de Santana.
- 9 – Modernização e ampliação das instalações do Porto de Santana.
- 10 – Construção do novo Hospital de Emergências, que poderá ser de competência federal, estadual ou municipal.
- 11 – Apoiar a infraestrutura dos municípios, notadamente no saneamento básico e urbanização.
- 12 – Avançar na consolidação dos acordos transfronteiriços entre Brasil e França.
- 13 – Apoio à ampliação e estruturação dos campos do Ifap no Amapá.
- 14 – Apoiar a expansão e modernização das escolas estaduais, municipais e Universidade do Estado do Amapá (Ueap), especialmente para a construção do novo Campus, bem como a Unifap.
- 15 – Conclusão da ponte sobre o rio Jari.
- 16 – Reforçar o Programa Minha Casa Minha Vida para novas habitações no Estado do Amapá.
Com informações da Agência Senado