Anúncio principal

Em primeira sessão do Congresso Nacional destaque para o sentimento de renovação com a política

foto: Agência Senado

A renovação recorde de parlamentares no Congresso Nacional ganhou destaque na tradicional sessão conjunta entre a Câmara Federal e o Senado, para abertura do Ano Legislativo, realizada hoje (4), em Brasília (DF). 

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, lembrou que dos 54 senadores que tomaram posse esse ano, apenas oito são reeleitos, um sinal da nova postura cobrada pelos eleitores de seus representantes.

— É uma mensagem muito clara enviada pelo povo brasileiro. Ele quer mudanças. Quer trabalho. Quer segurança. Quer educação. E acima de tudo honestidade e comprometimento dos que lidam com a coisa pública […] Não há mais espaço para pautas distanciadas da realidade — afirmou.

Presidente da Câmara, Rodrigo Maia, por sua vez, também destacou a maior taxa de renovação do Congresso Nacional desde a Constituinte de 1986, e disse que essa transformação também envolve todos os partidos com representação no Parlamento. O deputado cobrou responsabilidade e redobrado esforço dos congressistas para o bom andamento dos trabalhos da instituição.

Segundo Maia, num cenário fragmentado, com maior número de partidos representados, o Legislativo vai ter de enfrentar uma pauta de temas urgentes, como a reforma previdenciária. Segundo ele, não será tarefa simples, visto que imporá sacrifícios da população.

Pauta polêmica não vai faltar

Davi convocou reunião com o colégio de líderes para amanhã (5), e  assunto polêmico não vai faltar neste início de trabalho no Legislativo. Dentre as pautas, encaminhamento para denúncia de fraude durante eleição para Presidência do Senado; O “Pacote” Anticrime apresentado pelo ministro da Segurança Pública e Justiça, Sérgio Moro e, claro, a Reforma da Previdência.  

Com informações da Agência Senado

Mostrar mais
Publicidade

Artigos relacionados

Publicidade
Botão Voltar ao topo