Ícone do site Café com Notícia

Eclipse lunar parcial mais longo em 580 anos pode ser visto da orla de Macapá

O mais longo eclipse lunar dos últimos séculos vai acontecer na próxima sexta-feira (19). De acordo com a NASA (National Aeronautics and Space Administration), o fenômeno vai ter, no total, 3 horas, 28 minutos e 23 segundos, devendo ser o eclipse com maior duração em 580 anos. A expectativa é de que o eclipse atinja seu pico por volta das 6 horas da manhã no horário de Brasília.

Em Macapá, o Grupo de Estudos de Ufologia do Amapá organizou um observatório fluvial para a admiração do céu ao longo da madrugada, por meio de telescópios. A participação é gratuita e tem como finalidade popularizar a prática e os estudos de astronomia no estado.

“A Lua ficará para o lado Oeste da cidade de Macapá, na direção onde o sol se põe. A dica é procurar um lugar onde o céu esteja limpo, com pouca interferência de luz elétrica, porque assim a visão fica mais nítida. Precisamos aproveitar os fenômenos naturais que acontecem diariamente em nossa cidade, como as marés dos rios, e o turismo precisa das ciências”, explica Marcelo de Sá, guia de turismo regional no Amapá e técnico especialista em Atrativos Naturais e Culturais.

O fenômeno do eclipse lunar ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua se alinham de forma que a Lua passa pela sombra do planeta Terra. Em um eclipse lunar total, a Lua inteira fica coberta pela sombra da Terra, no fenômeno chamado conhecido por Umbra.

O barco está acordado na segunda rampa do bairro Santa Inês, localizada na rua Beira Rio, em frente ao restaurante Cantinho Baiano. A entrada é franca ao longo de toda a noite e madrugada.

Sair da versão mobile