Campanha ‘Coração Azul’ faz parte do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Netp) da Secretaria de Segurança do Estado do Amapá e busca a prevenção ao tráfico de pessoas. Em entrevista ao programa Café com Notícia desta quarta-feira, (28), a psicóloga Cristiane Teixeira explicou como funciona o projeto.
“O tráfico de pessoas é a comercialização de seres humanos, é algo horroroso. Além da exploração sexual há pessoas vendidas, retiradas de órgãos ilegalmente, pessoas em trabalhos com condições de escravidão, adoção ilegal e venda de crianças”, explica a psicóloga sobre o que se enquadra no crime.
O projeto fomenta a distribuição de informações necessárias para a prevenção do tráfico de pessoas com intervenções de combate, promovendo a conscientização da sociedade civil, respaldados pelas diretrizes gerais e específicas previstos na Polícia Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.
Na cartilha disponibilizada pelo núcleo consta algumas orientações, entre elas: conhecer seus direitos trabalhistas e as condições oferecidas e não entregar documentos pessoais a ninguém.
Até 30 de julho, Dia Mundial do Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, diversas atividades e intervenções preventivas serão promovidas.