No domingo (27), a filósofa Djamila Ribeiro, uma das principais referências do pensamento negro e feminista no Brasil, foi a primeira brasileira a conquistar um Bet Award. No evento, Djamila foi homenageada e recebeu o prêmio na categoria de Impacto Social.
O Bet Award é um dos principais eventos da cultura negra mundial e premia artistas negros da música, atuação, esporte e figuras públicas que promovam iniciativas sociais para a comunidade negra. A cerimônia foi criada em 2001 pela emissora Black Entertainment Television e anualmente é transmitida ao vivo pelo canal.
Em seu Instagram Djamila Ribeiro agradeceu a emissora: “Como a primeira pessoa brasileira a receber o Global Good Awards, por mobilizar a produção intelectual pela equidade de gênero e raça e por disseminar conteúdos críticos produzidos por pessoas negras, gostaria de agradecer ao BET pelo reconhecimento”.
Além da filósofa, o rapper Emicida concorria ao prêmio de Melhor Artista Internacional e a cantora de funk MC Dricka concorreu na categoria Escolha da Audiência – Revelação Internacional, ambos representando o Brasil no BET 2021.