Ícone do site Café com Notícia

Dicas saudáveis para começar bem em 2022

Profile of a relaxed woman breathing fresh air in a green forest

O começo de um ano é acompanhado pelo desejo de mudança. Todos esperamos tomar novos rumos que tornem a nossa vida melhor, e janeiro costuma ser o momento em que estamos mais esperançosos para que isso aconteça.

É por isso que muitas pessoas fazem até mesmo uma lista de resoluções com as realizações que querem completar durante os próximos doze meses.

Seja em relação ao trabalho, relacionamentos familiares ou amorosos, realização de sonhos e metas para viver uma vida mais saudável, todas têm o seu devido valor na vida de cada um.

No que se refere à saúde, reunimos algumas dicas importantes para que 2022 seja melhor que 2021. Continue a leitura!

Melhore a qualidade do seu sono

Dormir bem é um dos principais elementos para que tenhamos uma vida saudável.

Noites mal dormidas, além de causar irritabilidade, perda de concentração e mudanças de humor, também podem afetar a saúde física, provocando dores de cabeça, vista cansada e alterações hormonais.

Se você tem problemas para pegar no sono e/ou dormir profundamente, considere essas dicas:

Faça um check-up completo

Comece o ano procurando saber se o seu corpo está funcionando como deveria.

Geralmente, os médicos costumam pedir exames clínicos e laboratoriais específicos, como hemograma, glicemia, colesterol e triglicerídeos, urina, eletrocardiograma, teste ergométrico, ecocardiograma, entre outros.

Para as mulheres, papanicolau, mamografia e ultrassonografia transvaginal. Para os homens, toque retal e dosagem de PSA.

Lembre-se que a saúde bucal também é importante, então não deixe de ir ao dentista também.

Cuide da sua saúde mental

O ano é novo, mas alguns problemas são velhos. Em meio a crises de saúde, instabilidade política e situação econômica complicada, não é muito difícil que o estresse e a ansiedade dominem nossos dias.

Para cuidar da sua mente, você pode seguir alguns exemplos:

foto: ilustração

Beba mais água

Pode parecer besteira, mas muita gente não tem o hábito de beber água, o que pode acarretar sérios problemas de saúde, como deficiência na bexiga e nos rins, má circulação, desidratação, condições na pele, etc.

A recomendação médica é que o consumo de água seja de 1,5 a 2 litros todos os dias. Isso pode parecer muito, mas é o ideal para que o seu organismo funcione bem.

A dica é fracionar a quantidade de água ao longo do dia, bebendo um pouco de hora em hora. O melhor a se fazer é tomar alguns goles mesmo quando você não está com sede – que, na verdade, é o primeiro sinal de desidratação.

Deixar uma garrafinha por perto e usar o alarme do celular ou aplicativos destinados a isso como lembrete para beber água também ajudam bastante.

Pratique exercícios físicos

Esta é uma meta que está na lista de resoluções de ano novo de muita gente, mas que nem sempre acaba sendo cumprida.

É importante reunir toda a sua coragem e força de vontade para começar a fazer atividades físicas. Como você deve saber, isso faz maravilhas para a saúde física, mental e para a autoestima.

Procurar exercícios prazerosos deixam a tarefa mais fácil. Se a academia não é a melhor alternativa para você, tente algum esporte. Se isso também não funcionar, você pode optar por aulas de dança, pilates, yoga…

O importante é encontrar algo com que você se identifique e que sinta satisfação ao praticar.

ilustração

Melhore sua alimentação

É claro que isso não poderia faltar. Muitas pessoas começam o ano prometendo a si mesmas que vão passar a comer melhor, mas é necessário que esta promessa seja cumprida de verdade.

A má alimentação, como é de conhecimento de todos, pode causar doenças graves, como hipertensão, colesterol alto, diabetes e, a longo prazo, até alguns tipos de câncer.

Sem contar que comer mal também afeta a aparência física, o que acaba afetando a autoestima e provocando distúrbios mentais severos em algumas pessoas.

Por isso, em 2022, controle o consumo de alimentos ultraprocessados, embutidos, com muito sódio, açúcar e gordura.

Dê prioridade a opções naturais e que tenham valores nutritivos reais, como carnes magras, legumes, verduras, frutas e grãos.

Se você quer mesmo iniciar o processo de reeducação alimentar, mas não sabe como, o melhor a fazer é marcar uma consulta com um nutricionista para receber as orientações necessárias.

Desta forma, você não recorre a dietas malucas e faz tudo com responsabilidade e segurança.

Atenda as necessidades do seu corpo

Alguns são mais óbvios do que os outros, mas o corpo manda sinais o tempo inteiro, principalmente quando há algo de errado. A sua missão é prestar atenção nesses alertas.

Se você sente uma dorzinha há algum tempo, este é o momento para investigá-la. Se a sua visão não está das melhores, procure um oftalmologista. Se você precisa emagrecer, procure os métodos mais adequados, sejam mudanças alimentares ou balão gástrico.

O que você não pode fazer é negligenciar as necessidades do seu organismo e condicionar a si mesmo a uma saúde ruim.

Ano novo é tempo de se renovar e buscar caminhos mais favoráveis, então não hesite em fazer o que for necessário para garantir mais qualidade de vida.

Sair da versão mobile