Detecção precoce do câncer colorretal pode ser feita em Macapá através de inteligência artificial
Desenvolvido no Japão, a tecnologia Cad eye da Fujifilm é referência na detecção precoce do câncer colorretal, capaz de aumentar em mais de 30% a detecção de pólipos, conjunto de células que começa a perder o controle de sua capacidade de se duplicar e formas “bolinhas” no intestino, podendo evoluir para tumores cancerígenos.
O sistema propicia que durante o exame, em tempo real, a identificação e caracterização do tumor. O que permite uma economia para o paciente e para o plano de saúde e agiliza o tratamento em caso de lesões cancerígenas.
“A inteligência artificial não vai indicar o tipo de tratamento que o médico vai prescrever, mas ela otimiza o diagnóstico e melhora a perfomance do médico endoscopista no rastreamento do câncer de colorretal, que tem uma incidência muito alta em homens e mulheres no mundo”, explica Fernando Nascimento, médico cirurgião especialista em endoscopia digestiva.
O exame de colonoscopia com inteligência artificial pode ser realizado no Serviço de gastroenterologia e esdoscopia do Gastro Centro do Hospital São Camilo, na rua Marcelo Cândia, n742.