Anúncio principal

DESASTRE químico nos EUA: Entenda os impactos que podem ser causados após acidente em OHIO.

Acidente de trem na cidade Ohio preocupa moradores locais e deixa pessoas ao redor do mundo alarmadas com medo de um desastre no mesmo nivel que Chernobyl em 1986.

No dia 3 de fevereiro de 2023, um trem transportando o produto químico altamente inflámavel chamado Cloreto de Vinila descarrilhou e provocou um incêndio levantando uma densa nuvem de substancias tóxicas, após isso autoridades locais se dirigiram para ao ocorrido para avaliar possíveis danos e tomar as ações para conter o acidente. Cerca de 2 mil pessoas precisaram evacuar suas casas a fim de evitar maiores danos a saúde.

Foto: NTSB/Divulgação via Reuters

O que é Cloreto de Vinila?

Cloreto de vinila é um composto químico utilizado na produção de plásticos, revestimentos, adesivos e outros materiais. Ele é considerado um produto perigoso devido ao seu alto potencial de inflamabilidade e liberação de gases tóxicos quando queimado. Além disso, o cloreto de vinila pode causar danos graves à saúde humana quando inalado ou ingerido em grandes quantidades. Cloreto de vinila é conhecido por vários outros nomes, incluindo: Poli(cloreto de vinila) (PVC), Vinil cloreto e Cloreto polivinílico.

Fonte: Pfarma 

Riscos da exposição ao Cloreto de Vinila

No Brasil pessoas que trabalham expostas a esse composto tem direito à aposentadoria especial pelo INSS, visto que se trata de um componente cancerigeno, portanto os trabalhos não podem trabalhar por muitos anos em contato com o Cloreto de Vinila, abaixo a lista de problemas que podem ser causados ao contato prolongado:

  • Disfunção no sistema endócrino;
  • Lesões no cérebro;
  • Câncer no fígado e pulmões;
  • Anormalidades nos sistemas imunológico e reprodutivo;
  • Cirrose hepática;
  • Linfomas;
  • Leucemia, etc.

Contaminação nos EUA

Ainda que as autoridades tenham declarado que os danos foram minimos, os colaterais desse acidente ainda podem ser maiores do que se imagina, já que a substancia contaminou o rio Ohio que abastece o suprimento de água para mais de 5 milhões de pessoas.

Mostrar mais
Publicidade

Artigos relacionados

Publicidade
Botão Voltar ao topo