Após rodada de entrevistas individuais, na última quinta-feira (20), o Café com Notícia promoveu debate sobre as regras para ocupação, utilização e exploração da Floresta Estadual do Amapá – FLOTA, criada em 2006, como Unidade de Conservação, com a finalidade de fomentar a exploração sustentável dos produtos madeireiros e não madeireiros do Amapá.
A Flota é uma área de floresta nativa com 2,3 milhões de hectares, que engloba parte de dez municípios do estado: Mazagão, Porto Grande, Pedra Branca do Amaparí, Serra do Navio, Ferreira Gomes, Tartarugalzinho, Pracuúba, Amapá, Calçoene e Oiapoque.
O tema voltou a causar polêmica, após entrar em pauta na Assembleia Legislativa do Amapá uma proposta de revogação da Lei nº. 1.028, de 12 de julho de 2006, que criou a Flota. A movimentação dos parlamentares chamou atenção do Ministério Público do Amapá, que emitiu recomendação alertando que a medida prejudicará o processo de transferência das terras da União para o Estado.
Para entender os pontos divergentes, ouça aqui o de debate promovido pelo programa, onde participaram: Ana Euller (presidente do IEF), Joaquim Belo (Conselho Nacional das Populações Extrativistas), José Ribamar (Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Porto Grande) e o deputado estadual Eider Pena. Ouça aqui