Atrás apenas dos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália, o Brasil ocupa o 4º lugar na lista dos países mais criativos do mundo, afinal não existe nada que o jeitinho brasileiro não consiga dar conta. Artes, gambiarras e invenções para lá de diferentes fazem parte da rotina de dois profissionais que decidiram dedicar suas vidas a fazer aquilo que gostam: criar.
A acreana Moara Bandeira Negreiros é designer, mas decidiu sair das paredes do escritório da agência onde trabalhava para dar vida aos muros da cidade. A artista de 29 anos não se limita ao convencional na hora de rabiscar os traços no papel, e usa o branco das paredes para encher de colorido e dar a sua cara ao projeto.
Outro motivo determinante para realizar essa mudança foi a possibilidade de ter horários mais flexíveis para acompanhar o crescimento dos filhos, que na época ainda eram muito pequenos.
O número de pessoas trabalhando em empregos formais diminuiu, enquanto isso a taxa de trabalhadores informais, sem vínculos fixos, só cresceu, e a pandemia da Covid-19 teve influência significativa nesse cenário. Por conta do desemprego provocado pela baixa procura de mercado, muitas pessoas buscaram nos empregos informais a solução para o sustento.
“Nessa transição percebi que apesar de libertador, de ter flexibilidade de horários e outras vantagens, eu também precisei ser muito mais concentrada e organizada. Caso contrário eu não conseguiria chegar na mesma meta salarial de um emprego ‘normal'”.
“Foram alguns anos de perrengue e ajuda da família até eu me adaptar. Sinto que ainda estou nesse processo de organização até hoje. A diferença é que agora me sinto muito mais confiante com o meu novo estilo de trabalho, o que me faz ficar mais calma e menos ansiosa com os boletos, e muito mais satisfeita com a rotina intensa do trabalho que eu amo”.
Em trabalhos mais recentes, Moka, como é chamada pelos amigos, fez parceria com a também artista, Gabriela Campelo. A dupla assinou a revitalização do Mirante localizado no novo Complexo Turístico do Canal do Jandiá, de frente para o rio Amazonas.
“Ter conseguido conquistar minha independência financeira com algo que tenho prazer em fazer, provando pra mim que todo o esforço valeu a pena, tem sido o que mais me motiva a continuar acreditando. O reconhecimento e admiração das pessoas pelo meu trabalho é algo muito gostoso de sentir. Fico muito empolgada quando mais um projeto é finalizado para dar início a um novinho em folha”, afirma a artista.
Inspiração? Temos!
Há quem diga que a música é o carro-chefe no quesito inspiração, para Moara não é diferente. Sempre com a playlist preparada e com músicas que vão desde MPB até… todos os outros gêneros, a artista pinta o sete e não economiza em nada na hora de usar o pincel.
“Sobre inspiração, são várias coisas e pessoas. Me orgulho quando percebo que estou rodeada de mulheres fortes que acreditam em um mundo melhor, e não medem esforços pra sonhar e realizar. Me inspiro também na simplicidade, principalmente aquelas que me fazem refletir e ajudam a repensar padrões e comportamentos. Adoro me inspirar em coisas com muita cor, elas despertam em mim uma sensação alegre de muitas possibilidades”.
Do bege ao coral
Arquiteto e publicitário de formação, o especialista em design de interiores, Maykon Valente, é outra pessoa que vem se descobrindo na área criativa. Aos 40 anos, o arquiteto não pensa em largar nunca mais o campo que deu a ele maior liberdade para buscar inovações.
Durante a quarentena e observando os novos hábitos de quem precisava se manter em casa por conta da pandemia, Maykon deu vida a um sonho antigo de ter o próprio negócio e ao mesmo tempo fazer o que amava sem amarras, assim surgiu o ‘Casa Decor Express’, um serviço de consultoria em decoração de ambientes.
“Quando comecei a trabalhar com produção de filmes publicitários, eu criava cenários e ambientes para os comerciais dos clientes da produtora. Era uma loucura, mas super divertido! E depois de alguns anos trabalhando com publicidade, resolvi fazer a faculdade de arquitetura e me especializar em Design de Interiores”, conta.
“Eu demorei muito a entrar no mercado de trabalho, por conta da outra profissão [a de publicidade] que tinha. Queria que o Casa Decor Express tivesse um propósito na minha vida e na vida dos clientes. Não queria que fosse mais um escritório de arquitetura que vendesse só projeto, mas que fosse um escritório em que os projetos pudessem ser reais, palpáveis, democráticos e principalmente que a arquitetura fosse simplificada”.
Luz, traço e pincel
Companheiros na vida e nos projetos, Moara e Maykon levaram a amizade também para o trabalho, o que já rendeu colaborações incríveis entre os dois. Salas, quartos e muitas paredes já ganharam o toque da dupla dinâmica.
“Quero cada vez mais poder ajudar as pessoas a se conectarem com os espaços que elas vivem. E a criatividade é fundamental para que os projetos possam ser executados, independente do público, estilo e tamanho. Sempre falo que ela é o meu norte para iniciar qualquer projeto, ela está sempre presente”, finaliza Valente.
Para quem deseja seguir no caminho das artes, Moara deixa um recado: “Coragem! Acho que é isso mesmo. Coragem para enfrentar os desafios, paciência para respeitar seu tempo de experimentar, e errar muito até sentir que aprendeu. Sem esquecer de um pouquinho de loucura para não deixar que nenhum medo faça você desistir quando tudo ficar confuso”.
Conheça o trabalho do projeto Casa Decor Express e da artista Moara Negreiros nas redes sociais: @casadecorexpress e @moarapinta