Por: Henrique Borges – GEA
Passageiros que desembarcaram no Aeroporto Internacional de Macapá Alberto Alcolumbre nesta tarde de quinta-feira, 19, disseram ter ficado mais tranquilos com a triagem realizada pelo Governo do Amapá como uma medida preventiva à pandemia do novo coronavírus (COVID-19). O serviço é feito na sala de desembarque e também compreende abordagens educativas no salão do aeroporto.
Duas senhoras que viajavam juntas ficaram animadas com a recepção feita pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) – órgão estadual – que contou com aferição de temperatura de todos os passageiros.
A aposentada Fátima de Carvalho, 66 anos, faz parte do grupo de risco do COVID-19 e estava utilizando a máscara hospitalar. Ela conta que é a primeira vez que visita o Amapá e que trouxe a amiga para conhecer as belezas naturais da região.
“Minha filha nos convidou para vir conhecer o Amapá e eu trouxe a Cirene para vir comigo. Estou com a máscara pois tenho uma doença autoimune e faço parte do grupo de risco. Estamos felizes com a recepção aqui no aeroporto em meio a toda essa crise por ver que as autoridades locais estão fazendo alguma coisa”, afirmou.
A companheira e amiga Cirene Pimentel, 72 anos, estava sem a máscara, mas confiante por ter sido recepcionada com a triagem.
“Só de medir a temperatura já achei que foi um bom passo. Em aeroportos de outros Estados parece que estão brincando, não fazem esse tipo de prevenção. Estou me policiando, não estou tocando os olhos, a boca e o nariz e esse tipo de atitude aqui no aeroporto me deixou bastante tranquila com a cidade”, disse.
Essas medidas preventivas fazem parte do Plano de Contenção do Governo do Amapá para conter o contágio do COVID-19. Nenhum caso foi confirmado no estado e as ações estão seguindo o plano aprovado pelo Ministério da Saúde.
Para a agente municipal de saúde, Rainize Marques, 29 anos, que estava chegando de São Paulo (SP), esse procedimento foi inovador.
“Fiz conexão em Salvador e em Brasília e não vi nada disso nos aeroportos. As pessoas estão usando máscaras e álcool em gel, mas fazendo a medição da temperatura não. Estou vendo isso pela primeira vez aqui em Macapá”, disse.
Triagem
O procedimento se inicia ainda no avião, com os informes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) relacionados a triagem que será realizada no salão de desembarque de forma individual. Ao desembarcar, o passageiro passa pelo termógrafo da equipe da SVS e caso seja identificada temperatura acima de média de 36,5º, o mesmo será encaminhado para a sala de triagem, onde será feita uma avaliação mais específica dos sintomas da doença.
A triagem também conta com uma abordagem educativa, feita por técnicos da SVS com a distribuição de panfletos informativos e orientações gerais sobre como agir perante contágio. A partir desta sexta-feira, 20, a equipe também estará presente no Terminal Rodoviário e nos portos hidroviários nos horários de chegadas de ônibus, navios e barcos.
Fotos: José Baia