Covid-19: Prefeitura de Macapá segue na vacinação de adolescentes de 12 a 15 anos; confira os demais grupos
A ação é direcionada às pessoas com comorbidades, no espectro autista e com síndrome de Down.
Desde o início da semana, a Prefeitura de Macapá vem vacinando os adolescentes de 12 a 17 anos e nesta quarta-feira (18), a imunização será direcionada a faixa etária de 12 a 15 anos, além de pessoas com comorbidades previstas no Plano Nacional de Imunização (PNI), autistas e pessoas com Síndrome de Down.
1ª dose para jovens autistas ou com Síndrome de Down
A vacinação deste grupo será feita de 8h às 13h e o imunizante estará disponível no Centro Covid Santa Inês e no Centro de Especialidades Dr. Papaleo Paes.
1ª dose para jovens com comorbidades
Os jovens que possuem alguma das comorbidades previstas no PNI poderão iniciar o seu ciclo de imunização na Universidade Federal do Amapá (Unifap), Instituto Federal do Amapá (Ifap), Universidade do Estado do Amapá (Ueap) e no Amapá Garden Shopping. Estes pontos de vacinação funcionarão entre 9h e 15h.
Lista de comorbidades contempladas no Plano Nacional de Imunização (PNI)
Serão vacinados os adolescentes transplantados de órgãos sólidos (coração, rim, fígado, pulmão); doentes hematológicos (Anemia falciforme, pacientes em esquema de transfusão, uso de corticoide, trombofilias, pacientes esplenectomizados, anemia aplástica, anemia hemolítica autoimune, esferocitose, talassemia, doença de Gaucher, trombocitopenia imune primária em corticoterapia); Oncológicos em quimioterapia, radioterapia e clínicos; cardiopatas (revascularizados em uso de marcapasso); pacientes submetidos a cirurgias cardíaca; autoImunes (incluindo Lúpus eritematoso sistêmico, artrites); com obesidade mórbida com IMC ≥ 40km/m²; hipertensos e diabéticos , além dos que possuem doenças sistêmicas raras; respiratórias crônicas (Doença pulmonar obstrutiva crônica, asmáticos com controle, bronquiectasias, enfisemáticos); neurológicas/genéticas (Paralisia cerebral, Esclerose múltipla, AVE); renais crônicos em hemodiálise; Pessoas vivendo com HIV e com Transtornos do neurodesenvolvimento.
2ª dose de AstraZeneca
As pessoas que estão no prazo para o recebimento da segunda dose do imunizante Oxford/AstraZeneca poderão encerrar o seu esquema vacinal das 9h às 15h nos pontos de drive-thru localizados nas Praças Floriano Peixoto e do Estádio Zerão, Rodovia do Curiaú e Marabaixo. Além destes locais, o imunizante também estará disponível na quadra da Igreja Jesus de Nazaré.
2ª dose de CoronaVac
O imunizante da farmacêutica Sinovac estará disponível das 8h às 13h nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Cidade Nova, Brasil Novo, Marabaixo e Fazendinha. A CoronaVac também será ofertada na quadra da Igreja Jesus de Nazaré, que funciona como ponto de vacinação entre 9h e 15h.
2ª dose de Pfizer
As pessoas que iniciaram o seu esquema vacinal com o imunizante Pfizer/BioNTech e estão no prazo para aplicação da segunda dose deverão procurar as UBSs Pedrinhas, Roisa Moita, Novo Horizonte, Álvaro Correa, Raimundo Hozanan e Pacoval, entre 8h e 13h para receber a segunda dose da vacina.
2ª dose de AstraZeneca para profissionais da Educação
Os profissionais da Educação que estão dentro do prazo de recebimento do imunizante Oxford/AstraZeneca até o dia 30 de agosto poderão encerrar o seu esquema vacinal no Centro de Ensino Profissionalizante Professora Josinete Oliveira Barroso (Cepajob) e na sede do Sindicato dos Servidores Públicos em Educação no Estado do Amapá (Sinsepeap). Os dois locais funcionam das 9h às 15h.
1ª dose para gestantes e 2ª dose de Pfizer para grávidas com intercambialidade
As gestantes acima de 18 anos que receberão a primeira dose da vacina ou aquelas que estão em intercambialidade e receberão a segunda dose do imunizante Pfizer/BioNTech deverão procurar a UBS Leozildo Fontoura, que funciona das 9h às 15h para realizar o procedimento.
Documentação
A primeira dose dos adolescentes está condicionada a apresentação dos originais e cópias de um documento oficial com foto, comprovante de residência e do laudo médico que comprove a sua condição. Além disso, eles devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis maiores de 18 anos.
Já as pessoas aptas a receber a segunda dose da vacina deverão apresentar os originais e cópias de um documento oficial com foto, comprovante de residência e a carteira de vacinação com indicação da aplicação da primeira dose.
As gestantes que iniciarão seu esquema vacinal deverão apresentar apenas os originais e cópias de um documento oficial com foto, comprovante de residência e carteira de vacinação.