Ícone do site Café com Notícia

Covid-19: MP-AP acompanha avanço na campanha de vacinação de idosos em Macapá

O Ministério Público do Amapá (MP-AP), por meio da Promotoria de Defesa da Saúde, acompanha mais uma etapa da vacinação em Macapá, que nesta quinta-feira (18), incluiu mais um grupo de idosos de 84 anos ou mais, para receberem a imunização contra a Covid-19, e nesta sexta-feira (19), a partir de 83 anos de idade.  Pela manhã, a promotora de Justiça Fábia Nilci visitou as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros Novo Horizonte e Brasil Novo, Zona Norte da capital.

Durante a visita, o Ministério Público constatou a regularidade da vacinação e a Prefeitura de Macapá (PMM) informou que também iniciou, na quinta-feira, (18), a busca ativa dos idosos com dificuldade de se deslocarem até esses centros, por meio das equipes do Programa Saúde da Família.

A promotora de Justiça ressaltou a importância das famílias atentarem para essas etapas, a fim de que esse grupo da população que tem mais de 60 anos, considerado de risco, possa receber a imunização como prevenção da infecção pelo coronavírus.

“É importante levar os idosos para tomar a vacina que é o melhor caminho no enfrentamento ao coronavírus. Estamos reforçando a divulgação, inclusive orientando os diretores das unidades de saúde a procurarem as rádios comunitárias para que todos fiquem cientes das etapas. A vacina salva vidas”, alertou Fábia Nilci.

A Promotoria de Defesa dos Direitos Constitucionais também acionou os Conselhos de Idosos existentes em Macapá e está disponibilizando o canal da Ouvidoria do MP-AP para denúncias, por meio do telefone 127, de situações de impedimento de pessoas idosas se deslocarem até os locais de vacinação.

A partir do dia 18, idosos com 84 anos ou mais, devem procurar o serviço disponibilizado pela PMM, no horário de 8h às 12h, por ordem de chegada, na Policlínica da UNIFAP e Unidades Básicas de Saúde: Perpétuo Socorro, Brasil Novo, Novo Horizonte, São Pedro e Marabaixo. E, hoje (19), a partir de 83 anos, deverão procurar as unidades para se vacinarem.

Sair da versão mobile