Covid-19: Governo do Amapá já distribuiu mais de 530 mil doses de vacina aos 16 municípios
Governo montou uma estratégia que alcança desde a região metropolitana até áreas remotas como aldeias indígenas e comunidades ribeirinhas.
O Governo do Amapá atingiu nessa quinta-feira, (29), a marca de 530.503 doses de vacinas contra a covid-19 distribuídas aos 16 municípios. O alcance é resultado de um esforço do governador Waldez Góes nas articulações para levar a imunização a todos os amapaenses.
Para isso, o Governo adquiriu equipamentos que ampliaram a rede de frios do Amapá com câmaras de alta capacidade necessárias para o armazenamento das vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde.
A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) montou uma estratégia para distribuir as doses aos 16 municípios em tempo hábil e em condições necessárias, alcançando inclusive para regiões mais distantes, como aldeias indígenas e áreas ribeirinhas.
Com isso, já são 375.812 mil doses aplicadas em todo estado, sendo 281.753 para primeira dose (D1); 85.022 para a segunda dose (D2); e 9.037 para dose única.
Até o momento, 49,48% da população vacinável (maiores de 18 anos) já recebeu a primeira dose da vacina, enquanto 14,94% recebeu a segunda dose; e 1,59% a dose única.
A coordenadora do Centro de Imunobiológicos da SVS, Andrea Marvão, detalhou a estratégia para alcançar cada vez mais amapaenses com os quatro imunizantes disponíveis no estado (CoronaVac, Janssen, AstraZeneca e Pfizer).
“Realizamos o processo de distribuição de forma célere para que os imunizantes cheguem o mais breve possível à população. Entregamos as vacinas para capital, Santana e Mazagão em menos de 24h. Para os demais municípios, a entrega acontece em até 48h”, disse a servidora.
Atualmente, podem se vacinar pessoas a partir de 18 anos. O cronograma de imunização é elaborado pelos municípios.