Ícone do site Café com Notícia

Conheça Yara Flor, a ‘Mulher-Maravilha brasileira que estreou esse mês no mundo das HQ’s

*Este conteúdo é uma produção da turma de Jornalismo em/de Quadrinhos, do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)*

Yara é a nova Mulher-Maravilha e vai fazer parte do universo de “Future State”, que se passa na década de 2030 e apresentará versões alternativas dos heróis tradicionais. A primeira edição da minissérie foi lançada no exterior no último dia 5 de janeiro.

De início, é preciso entender o contexto no qual a heroína brazuca entra. O chamado “Future State” é uma iniciativa editorial da DC Comics que pula a atual cronologia e mostra como as coisas vão ser em um futuro distante, com novos heróis assumindo antigos mantos. É bom lembrar que algumas histórias podem lidar com universos e realidades alternativas.

Com a atual Mulher-Maravilha enfrentando uma ameaça distante no espaço, nosso planeta fica carente de proteção, é aí que entra Yara Flor. A personagem nascida e criada em uma tribo amazônica do Brasil, atualmente reside nos EUA, e ainda possui alguns pontos obscuros em sua narrativa – como o motivo de ter se tornado tão poderosa, por exemplo.

Jamie S. Rich, um dos editores responsáveis pela história, pontuou que Yara será o oposto de Diana Prince (a tradicional Mulher-Maravilha) em diversos aspectos. “A humanidade de Yara ainda está intacta e isso é muito importante. Diana Prince é uma deusa, então ela está sempre um pouco acima de nós. Esta é uma chance de voltar às raízes iniciais da Mulher-Maravilha, quando Diana estava tentando aprender a ser humana. Agora estamos indo na direção oposta — como uma humana aprende a ser uma deusa?”, frisa Rich em entrevista ao portal IGN.

Em sua HQ de estreia já podemos ver traços do folclore brasileiro presentes na narrativa. A história se inicia com Yara caçando uma hidra (ser mitológico) na floresta, após cortar os chifres da figura, a guerreira é confrontada por Caipora (entidade da mitologia tupi-guarani) que concorda pouco depois em abrir um portal para que Yara seja transportada para o submundo de Hades.

A rede de televisão CW anunciou ainda que a heroína brasileira ganhará uma série live-action focada totalmente em sua história. A série ainda não possui previsão de lançamento.

Créditos:

Texto: Danielle Coelho

Professor: Prof. Dr. Ivan Carlo

Sair da versão mobile