Ícone do site Café com Notícia

Com nova estrutura, Governo do Estado vai modernizar programa Amapá Jovem

Foto: Divulgação

Para garantir o auxílio de pessoas de 15 a 29 anos em situação de vulnerabilidade socioeconômica de forma mais ampla, o Governo do Amapá trabalha na modernização do programa Amapá Jovem. As mudanças trazem nova estrutura e critérios de atendimento, além da criação de subprogramas, com o objetivo de incluir, proteger, direcionar e contemplar mais pessoas.

Com parte dessa modernização, em 2023, o governador Clécio Luís efetivou o pagamento do 13º salário para mais de 10 mil jovens atendidos na política pública. 

A Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para Juventude (Sejuv) coordena o programa, incluindo o planejamento, execução financeira, gestão administrativa e a avaliação das políticas públicas direcionadas à juventude amapaense.

A meta é reformular e aprimorar a gestão do programa, sem que isso implique em aumento das despesas já contempladas no orçamento estadual. O projeto de lei que prevê a reformulação do projeto já foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Amapá (Alap).

“O novo Amapá Jovem tem como objetivo a melhoria das condições de vida e o empoderamento de jovens em situação de risco. A intenção é promover a autonomia, o desenvolvimento profissional, a inserção no mercado de trabalho, e garantir a continuidade dos estudos, evitando a evasão escolar e universitária, fomentando a integração entre políticas públicas de promoção e inserção social”, detalhou a secretária da Juventude, Priscila Magno.

Conheça os seis subprogramas do Novo Amapá Jovem:

Programa Amapá Jovem

O Amapá Jovem é executado em cooperação com órgãos, entidades e instituições públicas, abrangendo áreas como educação, saúde, assistência social, esporte, lazer, cultura, segurança pública, trabalho, ciência e tecnologia, cidadania, direitos humanos, entre outras. Os alunos inseridos no programa, a partir dessas atualizações, participarão ainda de atividades de extensão que vão desde à qualificação profissional em diversas áreas ao acesso à cultura e programações.

O programa visa a promoção da inclusão social e econômica de jovens vulneráveis, entre 15 a 29 anos, residentes no Amapá. A estratégia envolve acesso à educação, capacitação profissional, e oportunidades no mercado de trabalho para reduzir o desemprego, favorecer a reintegração social e fortalecer o bem-estar mental. 

Sair da versão mobile