Com incentivo do Governo do Estado, seletiva de jogos on-line define equipe do Amapá para Copa Reis do Norte de e-sports
Amapá Major Pro League 2023, nas modalidades de PC Gamer, reúne jogadores de todo estado e garante vaga no regional.
Com incentivo do Governo do Estado, os principais atletas de e-sports do Amapá disputam até domingo, 19, pela internet, o Amapá Major Pro League 2023, competição virtual que serve de seletiva para a Copa Reis do Norte. Ao todo, 37 atletas se enfrentam em diversas categorias de até cinco modalidades de jogos on-line e offline.
O torneio, que distribuirá R$ 10 mil em premiações, é realizado pela Federação Amapaense de Esportes Eletrônicos (Feapee) em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e o deputado estadual Kaká Barbosa. A disputa integra o calendário do “Verão Underground”, que tem programação de seletivas até dezembro, para definir representantes amapaense nas competições nacionais de 2024.
“A importância dessa parceria, além da realização do evento em si, é a oportunidade que se abre para o debate sobre os e-sports, que deve funcionar como uma ferramenta de reconhecimento de todos que praticam a modalidade”, explica o vice-presidente da Feapee, Francinato Silva.
Os competidores se enfrentam em partidas e combates eliminatórios em jogos como: Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO 2), Dota 2, League of Legends (LOL), Valoriant e Rainbow Six. Cada modalidade de PC Gamer conta com regulamento próprio. O competidor Lucas Nunes, explica que a competição é a realização de um sonho.
“Para mim é sem dúvida a realização de um sonho, o cenário competitivo de e-sports já é uma realidade no Brasil e no mundo, e ter este segmento mais presente e fortalecido no Amapá é muito gratificante. Uma oportunidade de jogar o que a gente ama, com toda a estrutura de um campeonato profissional, com narração e premiação, anima e nos incentiva a continuar participando, agradeço o apoio do Governo do Amapá, essa atitude é muito importante para nossa comunidade. Agora é jogar, ganhar e poder representar muito bem o nosso estado”, destacou o jogador.
Conteúdo fornecido por GEA