A Campanha da Fraternidade lançada pela CNBB neste ano traz um importante alerta sobre o tráfico humano. O cartaz ilustra bem o drama das vítimas. As mãos acorrentadas e estendidas simbolizam a situação de dominação e exploração dos traficados e o seu sentimento de impotência perante os traficantes. A mão que sustenta as correntes representa a força coercitiva do tráfico, que explora vítimas distantes de sua terra, de sua família e de sua gente. (Fonte: CF 2014)
Reivindicações
O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos em Educação do Amapá, Aroldo Rabelo, solicitou ao GEA abertura de mesa de negociações para tratar da campanha salarial 2014 dos professores da rede estadual e demais reivindicações da categoria, dentre as quais manifestou especial preocupação com falta de assistência médica aos trabalhadores da área.
Propaganda
A extensa lista de reivindicações do Sinsepeap inclui implantação da gestão democrática nas escolas e promoção dos professores que já concluíram cursos de pós-graduação. “O profissional se capacita e o GEA não promove, alegando inconstitucionalidade. Dizem que vão pagar, mas na prática é tudo propaganda”, desabafou.
Prejuízo
Marcelo Moreira alega que a extinção da Flota inviabilizaria o processo de transferência das terras da União para o estado. A Recomendação, expedida na última sexta-feira, 14, deve esquentar ainda mais o debate previsto para acontecer nesta segunda-feira, 17, quando o assunto deverá voltar ao plenário da Assembleia Legislativa do Amapá.
Recomendação
A polêmica manifestação do deputado estadual Eider Pena (PSD) pela revogação da Lei Estadual nº 1.028, de 12 de julho de 2006, que criou a Floresta Estadual do Amapá, despertou preocupação no promotor Marcelo Moreira (Promotoria do Meio Ambiente do MP/AP), que expediu recomendação aos demais parlamentares para que se abstenham de votar pela extinção da Flota
Greve
O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas do Estado do Amapá (Stiuap) está cobrando da direção da Caesa a regularização no pagamento dos traba-lhadores da empresa, que segundo Audrey Cardoso (presidente do sindicato) todo mês é efetuado após o quinto dia útil, descumprindo o que determina a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Ameaçam greve, caso não sejam atendidos.
Gracias
O jornalista Cid Benjamin, que esteve no Amapá na última sexta-feira, para o lançamento de seu livro “Gracias a la vida – memórias de um militante”, brindou os que foram ao evento realizado no auditório da Faculdade Estácio- Seama com histórias impressionantes (contadas em riquezas de detalhes no livro) da luta contra a ditadura militar no Brasil. No Café com Notícia, Cid disse que o país precisa se reencontrar, para que episódios, como a tortura, da qual foi vítima, sejam veementemente combatidos pela sociedade atual.
Insegurança
Nada de novo no “plano de ações estratégicas”, anunciado pela Sejusp, para conter a onda de criminalidade que assusta a sociedade amapaense. Ficou a sensação de que a eficiência do sistema está diretamente ligada à quantidade de policiais nas ruas, mas o problema não é tão simples assim: falta, sobretudo, investimento em inteligência e integração entre os órgãos de segurança pública.
Pingado
Genival Cruz, pré-candidato ao GEA pelo PSTU, defende coligação com o Psol, mas adianta que será preciso “aparar muitas arestas”.
“Eu me orgulho de ter feito parte dessa geração muito generosa e que queria o melhor para o país e para a humanidade”, Cid Benjamin.
Secretaria Nacional dos Direitos Humanos lançou a campanha “Proteja Brasil” contra a exploração sexual de crianças e adolescente durante o carnaval. Para qualquer denúncia, disque 100.
“Há 50 anos, “para defender liberdade”, militares destituíram governo eleito, agora “para defender liberdade”, governo eleito quer inibir manifestações”, senador Cristovam Buarque.