Até os corações mais gelados são capazes de derreter ouvindo Ruan Mikael. O cantor, compositor e produtor independente nasceu em Serra do Navio, mas veio ainda criança para Macapá. Hoje com um EP e seis singles lançados, faz parte da nova geração de artistas do estado.
Os primeiros passos na música foram dados dentro da igreja quando cantava no coral. Essa primeira experiência foi fundamental na introdução de Ruan nas artes. “Apesar de todos os dilemas e paradigmas que existem dentro desse ciclo, desses dois mundos que são totalmente diferentes, ainda existe arte de fato na igreja. É uma coisa que eu acho importante reforçar e que faz parte da minha história”, explica o artista.
Quando ganhou o primeiro violão da avó, passou a compartilhar covers de suas músicas favoritas no YouTube. No meio das gravações arriscava escrever algumas letras. Estava engatinhando entre as palavras, mas com o passar dos anos as criações foram se fortalecendo.
Ruan é um artista autodidata, aprendeu a tocar violão e a produzir os próprios projetos movido pela curiosidade e necessidade. O EP “Coração em Quarentena” é uma produção 100% autoral, desde a captação de áudio até as mixagens feitas pelo cantor em seu quarto, que também é o responsável pela criação das capas dos singles e divulgação dos lançamentos.
“Coração em Quarentena” é o primeiro EP de Mikael lançado em 2020, caminhando pelo Blues e Soul com uma bela dose de melancolia. A construção do projeto aconteceu durante um período delicado em que estava lidando com um pós término. “Eu estava em um momento lúdico da minha vida, tentando fugir do que estava se passando e só saiu. Foi realmente um desabafo , foi bem terapêutico”, expressa o compositor. Para os corações apaixonados e partidos, Ruan Mikael é a trilha sonora perfeita para curtir a famosa bad e é figurinha carimbada nas playlists de sofrência. E se você é amante de um som mais eclético que caminha por vários gêneros, encontra diversidade no trabalho do jovem artista.
Perfil
Karina Pacheco é Jornalista e Criadora de Conteúdo Digital. Fã da cultura POP e amante de Sitcoms. Adora fazer resenha de artistas musicais do cenário independente, assina a coluna de Música no portal Café com Notícia.