Anúncio principal

[coluna] Já pensou em dar plantas nesse Dia das Mães? – por Gil Reis

Que tal fugir um pouco do tradicional buquê de rosas e apelar para outras plantas?

Segundo o Google Trends, uma ferramenta de análise de buscas na internet, as pesquisas por termos ligados à jardinagem e urbanas subiram quase 200% durante a pandemia. Mas não é só no mundo virtual que esse interesse ganhou força, o Instituto Brasileiro de Floricultura aponta um aumento de 10% nas vendas de plantas ornamentais e flores em 2020. É seguro dizer que a pandemia alavancou o interesse de parte da população por plantas e pelo cultivo urbano e também que, com a demora na resolução da crise sanitária no Brasil, esse interesse ainda deve ter um longo fôlego. Então vem comigo, vou te mostrar como deixar o buquê de flores que vão morrer em alguns dias, de lado e quais as melhores alternativas para presentear a sua mãe, seja ela uma novata no mundo do cultivo ou já uma expert.

 

1. Jibóia, a queridinha

Foto: Reprodução

A jibóia é perfeita para quem possui pouca, ou nenhuma, experiência com cultivo. Ela é resistente, requer poucos cuidados e é linda. Se a sua mãe é especialmente preocupada com a decoração da casa, a jibóia se torna um presente ainda melhor, ela é a queridinha dos projetos de decoração e paisagismo e suporta muito bem locais menos iluminados, como salas e quartos. Além da variedade comum, você também encontra facilmente nas lojas de plantas e artigos para jardim a jibóia prateada, uma prima da jibóia verde, que confere a qualquer espaço um ar a mais de charme e sofisticação.

 

2. Quem não ama um chá quentinho?

Foto: Reprodução

O cultivo orgânico para consumo doméstico é uma tendência em alta quando se fala em plantas de casa, e se a sua mãe ama tomar um cházinho pela manhã ou no final da tarde, ela também vai amar receber de presente uma planta de onde possa retirar folhas frescas. Alguns chás que se adaptam muito bem ao cultivo caseiro são eles: hortelã, capim marinho, boldo, camomila e erva cidreira. Alguns chás possuem a característica de serem ervas aromáticas, e essa é mais um vantagem de dar essas plantas como presente, nada desperta mais a memória afetiva do que um aroma que marcou momentos alegres.

 

3. Na lata, literalmente!

Foto: Reprodução

O mercado do cultivo oferece cada vez mais opções para quem quer ter plantas em casa mas não tem tempo, ou a paciência para cuidar de uma horta ou outro plantio desde o começo. Uma opção relativamente nova para esse público são as hortas ou jardins em lata, isso mesmo, você pode comprar um kit completo para cultivo que vem numa lata! O kit consiste, obviamente, na lata que se transforma em vaso e na terra já semeada e trabalhada do melhor jeito possível para você ter seus vegetais ou flores fresquinhos em pouco tempo. Há uma variedade desses produtos no mercado com embalagens descoladas ou gourmet, e por aí vai, é só escolher a que combina mais com a sua mãe e presentear, se ela leva uma vida corrida esse é com certeza o presente perfeito.

 

4. A rainha dos jardins

Foto: Reprodução

Se a sua mãe já tem experiência com jardinagem ou é a louca das plantas, como a minha, nada melhor do que uma roseira. Símbolo universal do amor, as rosas são lindas, perfumadas e mudam completamente qualquer ambiente onde são dispostas. Apesar de não ser uma planta tão simples quanto as outras que já apareceram nessa lista, a roseira não é extremamente difícil de cuidar, apenas exige alguma atenção à mais. Pense por esse lado, qual a melhor metáfora para representar o amor que você sente pela sua mãe, um arranjo que vai morrer em poucos dias ou uma planta que pode dar flores por anos à fio? Uma roseira, apesar de precisar de muito Sol, pode ser cultivada em vaso e, em muitos casos, a planta sai até mais barata que um buquê.

 

5. Para exercitar a paciência

Foto: Reprodução

Um presente para aquelas mães que já são quase verdes de tanto se cercarem de clorofila. Uns anos atrás os bonsais se popularizaram na decoração e tiveram um “boom” na procura, era comum ver essas árvores em miniatura à venda até mesmo em supermercados. Passado o frenesi, alguns fatos sobre o bonsai precisam ser esclarecidos: o primeiro é que bonsai não é uma espécie, e sim uma técnica, que através da manipulação da planta busca miniaturiza-la, isso significa que um bonsai de verdade não é apenas pequeno, mas mostra todas as características de uma árvore adulta como padrões de crescimento, folhas desenvolvidas, marcas de tempo etc, outro fato é que o bonsai tem uma filosofia, que é centrada na observação de fenômenos naturais e sua replicação através de técnicas específicas de cultivo. Considerada a árvore da meditação, os bonsais são símbolo da união entre homem, natureza e universo e do entendimento do mundo, é o presente perfeito para a mãe que ama a natureza e o que ela tem a ensinar. Bonsais podem variar bastante de preço, mas não é difícil encontrar exemplares lindos e em conta, outra ressalva é que eles são absolutamente normais, tirando o tamanho, ou seja, precisam dos mesmos cuidados que uma planta comum da mesma espécie. 

Se você não acha que essas plantas seriam um presente especial ou bonito o bastante, vou te contar um segredo: um arranjo ou vaso diferenciados fazem toda a diferença na hora de dar plantas de presente. Vasos de barro, ou de cores e formatos variados, podem fazer muita diferença na decoração de casa. Use a imaginação, e pense no que a sua mãe gostaria de ganhar. Feliz dia das mães e até a próxima!


 

Perfil

Gil Reis é jornalista, social media e antenado no mundo digital. Amante do cultivo de plantas, assina a coluna de jardinagem no portal Café com Notícia.

Mostrar mais
Publicidade

Artigos relacionados

Publicidade
Botão Voltar ao topo