1 Eleições
Em entrevista ao Café, Charles Chelala, pré-candidato do PSOL ao Setentrião, disse que sua longa caminhada em busca de aliados começa pela tentativa de recompor a frente que ajudou a eleger Clécio prefeito. Também deixou claro que a relação com o PSB vai de mal a pior. “Se tivéssemos tido uma parceria mais efetiva com o GEA, teríamos avançado muito mais na gestão municipal”, alfinetou.
2 Greve
Presidente do Sindicato dos Docentes da Universidade Estadual do Amapá (UEAP), Daimio Brito, anuncia que a categoria entrará em greve, a partir do dia 27 de fevereiro (início do ano letivo), caso não seja resolvido imbróglio sobre eleição para reitoria da instituição. O sindicato reivindica que o processo eleitoral ocorra imediatamente, conforme decisão do Conselho Universitário.
3 Reitora
Por outro lado, a atual reitora Lucia Borges, argumenta que a eleição deveria acontecer somente após o concurso público, que ampliará o quadro permanente da instituição, aumentado, dessa forma, a representatividade das categorias que participarão do pleito. A polêmica já é objeto de ação judicial, cujo desfecho pode ocorrer em audiência de conciliação agendada para o próximo dia 21.
4 Diálogo
Professores e acadêmicos da UEAP tentam encontro com o governador Camilo, na perspectiva de construírem uma solução política e administrativa para o caso. “Só não haverá greve, se houver acordo. Queremos o contato com o governador”, disse a professora Daniele Dias, durante entrevista ao Café com Notícia, na última sexta, 31.
5 Desgaste
Novas ações do Sinspeap, pelo pagamento das progressões devidas aos servidores da rede estadual de educação e manutenção de 1/3 de férias para professores que atuam fora de sala de aula, devem arranhar ainda mais a imagem já desgastada de Camilo junto à classe de educadores. “Exigimos também o retroativo referente ao período de agosto/2013 a janeiro/2014”, disse Aroldo Rabelo, presidente do sindicato.
6 Medo
Frequentadores da “Missa da Cura”, comandada pelo padre Paulo, da paróquia Jesus de Nazaré, pedem mais segurança. Como a movimentação de fiéis é grande e o estacionamento da igreja não suporta a quantidade de veículos, a solução é estacionar nas ruas do entorno. A precária iluminação pública torna o cenário ideal para roubos e furtos.
7 Educação
Secretária Municipal de Educação, Antônia Andrade, é a nova presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação no Amapá, que congrega os 16 gestores da pasta no Estado. O grupo, após escolha da nova diretoria, reuniu com Neuzinha Velasco (Relações Institucionais do GEA) para apresentar uma plataforma de trabalho. “Dentre as nossas prioridades, vamos atuar em conjunto para erradicar o analfabetismo”, destacou Antônia.
8 Legal
O programa de regularização fundiária urbana do Amapá, denominado Lote Legal, executado pelo Instituto do Meio Ambiente e de Ordenamento Territorial (Imap), recomeçou. Os últimos beneficiários são moradores da zona norte de Macapá. A meta é regularizar terrenos localizados em dez bairros da cidade, cujas áreas foram doadas pelo Estado entre o início da década de 90 e o ano 2000.
9 Limpeza
Começou neste final de semana, a prestação de serviço da empresa Terraplena, vencedora do processo licitatório para limpeza e manutenção urbanística em Macapá. Clécio assegurou que nova contratada utilizará mão de obra local. O primeiro desafio é a regularização do serviço de coleta domiciliar. Estimativa é que em 90 dias a situação esteja normalizada.
Expresso
TCE visitou todos os municípios do Estado para levar orientação aos gestores sobre nova metodologia de fiscalização eletrônica.
Próximo passo será realizado pela Escola de Contas, que ministrará cursos de capacitação para servidores de áreas estratégicas da gestão municipal.
“Não existe lista de demissão. Estamos cumprindo o que determina o DENASUS”, secretário municipal de saúde, Dorinaldo Malafaia, sobre desligamento de odontólogos em excesso nas equipes do PSF.
” A crítica da imprensa é muito importante porque tira o gestor da sua zona de conforto” professor Adalberto Ribeiro, diretor da EAP.