A lista Under 30 de 2021, organizada pela revista empresarial Forbes, reúne os jovens de até 30 anos mais promissores do país com destaque no ano. Dividido em 15 categorias, os candidatos são avaliados pelas métricas, como faturamento, valor de mercado, aportes recebidos, número de seguidores nas redes sociais, alcance e impacto social, criatividade, ineditismo, disrupção e relevância no respectivo setor de atuação.
Pela primeira vez fazendo parte da lista, o Amapá foi representado pela jovem pesquisadora Aira Beatriz, de21 anos, fundadora do Leva Ciência, um instituto que conta com mais de 30 especialistas, mestres e doutores voluntários com o objetivo de incentivar e promover a iniciação científica.
Durante a pandemia, para garantir a permanência dos estudantes no programa, ela oferece com cestas básicas, material didático, vale-transporte e ajuda de custo para os eventos. A iniciativa já impactou mais de 2 mil estudantes da rede pública e conta com 25 alunos premiados nacional e internacionalmente.
“A pandemia foi uma dificuldade que nos fez melhorar as mentorias. Hoje não atendemos jovens só no Amapá, mas outros estados, como Pará, Ceará e São Paulo. O Instituto Leva Ciência me fez vislumbrar não só a carreira científica, mas de gestão em educação”, explica a jovem.
Além do projeto, a estudante de Engenharia Ambiental é embaixadora da Juventude pela ONU, liderança do programa Amazon Scientists, patrocinado pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, e parceira da Nasa Education. “ A vitória é do estado do Amapá e de todos que apoiaram esse projeto nesses seis anos de instituto“, finaliza.