Carnaval: “Deixe a camisinha entrar na Folia. Sem camisinha não dá”
Com objetivo de alertar o folião sobre a prevenção às DST/AIDS, no período do Carnaval, a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) do Amapá preparou a campanha “Deixe a camisinha entrar na Folia. Sem camisinha não dá”, que será realizada no período de 25 de fevereiro a 5 de março. Um dos objetivos é intensificar a disponibilização de insumos e de prevenção (preservativos masculino, feminino e gel lubrificante) para populações prioritárias.
“Vamos distribuir os materiais nos locais de realização de ensaios dos blocos carnavalescos e em locais de grande circulação de brincantes. Além disso, estamos preparando dispensadores descartáveis, onde você coloca as camisinhas e deixa nos espaços públicos, vamos também ter um ponto no bloco “A Banda” para deixar os materiais. Sabendo que quanto mais jovem, menor o uso da camisinha”, informou o superintendente de Vigilância em Saúde do Estado, Dorinaldo Malafaia.
A campanha pretende, especialmente, conscientizar os jovens. Dados da Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (PENSE), realizada nas escolas de todo o país, com adolescentes de 13 a 17 anos, mostram como é alta a taxa de jovens tem a sua primeira relação sexual sem usar o preservativo. Nesse cenário foi possível analisar que: 35,6% dos alunos não usaram preservativos em sua primeira relação. Esse índice sobe para mais de 40% entre os jovens de 13 a 15 anos.
Durante a Campanha, serão distribuídos 400 mil preservativos masculinos, 100 mil femininos e 100 mil unidades de gel. O material poderá também ser solicitado na Coordenação Municipal de DST/ HIV/ AIDS ou na Coordenação Estadual de DST/HIV/ AIDS, situada na Avenida 13 de Setembro, ao lado da Caixa Econômica, no Buritizal.