Ícone do site Café com Notícia

Café Expresso

Suspensa
Ao conceder liminar que suspende a nova eleição para diretoria do Sinsepeap, a juíza Keila Utzig (5ª Vara Cível e de Fazenda Pública) disse que “a grave insegurança provocada pelos conflitos entre a chapa vencedora e a atual diretoria caminha para um estado de total desordem dentro do sindicato”. Considerou que um segundo pleito só provocará mais instabilidade e crise de legitimidade.

Suspensa
Enquanto o imbróglio judicial perdurar, Keila Utzig determinou que a atual diretoria deve permanecer à frente do sindicato “para que as atividades habituais desenvolvidas por este não sofra solução de continuidade, isto é, não sejam interrompidas. Esta medida está prevista no próprio estatuto do Sinsepeap”, justificou. Aroldo Rabelo, que já sinalizou desejo de concorrer a reeleição, deve esquentar a briga judicial nesta semana.

Guerra
O manifesto da Associação dos Delegados do Amapá (Adepol), com duras críticas ao governo do estado, especialmente aos gestores da Segurança Pública, foi tratada como “eleitoreira” pelo delegado geral de polícia, Tito Guimarães. Em nota de esclarecimento, Tito diz que as declarações da entidade foram ofensivas, antidemocráticas e que a carta se utiliza de linguagem hostil e com cunho político partidário.

Imbróglio
Mesmo tendo ocupado vários cargos na atual gestão (Gabinete de Gestão Integrada – GGI, Academia de Polícia, Detran e uma rápida passagem pela Sesa), o delegado Sávio Pinto, presidente da Adepol, não refresca nas críticas ao Setentrião. Para alguns, a mudança de postura não passa de “trairagem”. Para outros, Sávio faz bem em provocar o debate sobre Segurança Pública em pleno processo eleitoral.

Festival

PMM comemora sucesso do 1º Festival de Música do Meio do Mundo, realizado neste fim de semana. A proposta do evento, que fez parte da programação de encerramento do Macapá Verão, foi reunir músicos, produtores, gestores, professores, estudantes e amantes da música, fomentando um espaço novo para formação, discussão e fruição da música em suas diversas vertentes. Acho que deu certo. Foto: Nayana Magalhães


Legítimo
Se o propósito for realmente contribuir para melhorar a vida das pessoas, o debate sobre Segurança Pública deveria mesmo estar na ordem do dia. Especialistas de todo o país estão fazendo isso com os candidatos a presidência. Entregaram uma carta com propostas para ampliar a participação da União, com destinação de mais recursos para estados e municípios, alternativas para diminuir o número de homicídios e até a criação de um ministério específico para a área.

Diálogo
Continuam abertas as inscrições do “Diálogo Público – para a melhoria da governança pública”, que acontecerá dia 11 de agosto, no anfiteatro a Unifap. O evento, organizado pelo TCU e TCE-AP, reunirá especialistas de todo o Brasil para debater sobre temas como inelegibilidade decorrente de julgamento de contas irregulares e mecanismos para melhorar o controle social e transparência nas contas públicas. Inscrições pelo site: www.tcu.gov.br.

Imperdível
Nos dias 7 e 8 deste mês será realizado em Macapá o Fórum Sebrae de Educação e Empreendedorismo. Na programação, palestras com o médico Içami Tiba sobre pais e educadores de alta performance, e Leila Navarro, que vai falar sobre educação e confiança como o caminho mais curto para o desenvolvimento humano e social. Mais informações 0800 570 0800 e 3312-2834.


Pingados

— Acontecerá em Macapá, nos dias 9 e 10 de agosto, o Campeonato Brasileiro de Judô – categoria sub-15. A organização estima que mais de duzentos atletas, muitos de outros estados, participarão da competição.

— “Infelizmente não são todos os profissionais da saúde que compreendem a importância da amamentação. O materno transmite anticorpos protegendo o bebê de muitas doenças”, Dra. Maribel Smith.

— “Não podemos ficar na dependência do dinheiro público e já estamos iniciando as nossas atividades”, Marcelo Zona Sul – presidente da Escola de Samba Piratas da Batucada.

— “Previsão é que no fim de 2015 a obra do Hospital Metropolitano seja concluída”, afirmou o secretário municipal de obras, Hilton Rogério, em entrevista ao Café.

Sair da versão mobile