Anúncio principal

Café Expresso

Frase

“Mulher é vista como propriedade”, socióloga Samira Bueno ao comentar pesquisa do Ipea que revela traço marcante de machismo na sociedade brasileira.

1 Atraso

Mesmo fora do cronograma inicialmente apresentado ao MPF, a DEFENAP assegura que realizará concurso para provimento dos cargos de defensor público. O edital, que deveria ter saído no dia 10 deste mês, ainda não tem data certa para ser lançado. Segundo assessores do GEA, está faltando apenas a conclusão dos estudos sobre o impacto na folha de pagamento para iniciar o certame. Previsão é de que 57 vagas sejam abertas somente para os cargos de defensor.

2 Escuridão

A precária iluminação pública de nossas cidades, especialmente Macapá, virou a maior dor de cabeça do diretor de operações da CEA, Jucicleber Castro. Responsável por resolver o problema, Jucicleber justifica que no prazo de 15 dias pretende iniciar um trabalho de “recomposição” da iluminação em dois pequenos bairros da cidade: Cabralzinho e Boné Azul.

3 Escuridão II

Feito o trabalho nos dois bairros, a CEA apresentará à PMM o processo de transferência da responsabilidade pelo serviço para o poder público municipal.  “De acordo com a Constituição Federal, esse trabalho deveria ser executado pelas prefeituras, mas ainda não iniciamos a municipalização”, argumentou Jucicleber ao Café.

4 Prioridade

Os investimentos previstos para melhorar a rede de distribuição da CEA foram colocados em segundo plano. Todo o esforço político e vultuoso aporte financeiro do Estado foram gastos no processo de federalização da companhia. Natural, dirão uns, afinal, estava em risco a sobrevivência da empresa. Na prática, até agora, para os consumidores só chegaram os impactos negativos: aumento na conta de luz e constantes interrupções no fornecimento de energia.

5 Décadas

Ainda faltam 110 km para finalizar a pavimentação da BR-156 até o município de Oiapoque. Os 638 km de estrada, saindo de Macapá, começaram a ser asfaltados em 1976. Isso mesmo! Já são quase quatro décadas dessa novela. Bruno Mineiro, que retorna para a AL nesta segunda-feira (31), após um ano e três meses na titularidade da Setrap, admite que o serviço deverá ficar pronto daqui a três anos.

6 Caos

Amaury Suzart e Edmar Lopes, dirigentes do Sindicato de Peritos e Papiloscopitas da POLITEC, afirmaram ao Café com Notícia, que a categoria deverá “abrir mão” dos plantões a partir do mês de maio. Seria a reação dos servidores ao que eles classificam como “descaso do governo” com a antiga pauta de reivindicações sindical, encabeçada pelo reajuste no valor dos plantões.

7 Medicina

Jaci Amanajás garante que a implantação do curso de medicina na UEAP vai acontecer brevemente. Integrante da base governista, Jaci disse ao Café, que apresentará Projeto de Lei, pactuado com o Executivo, que disporá sobre a criação do curso. “Camilo me assegurou apoio. Essa falta de médicos no Amapá não pode mais ser enfrentada apenas com programas emergenciais”, disse.

8 Controle

TCE vai realizar uma auditoria operacional para saber se os recursos aplicados na saúde básica do Amapá estão sendo executados corretamente. Diferente das auditorias contábeis, essa modalidade de fiscalização mede eficiência e eficácia da gestão. Trabalho idêntico já foi realizado nas áreas do meio ambiente e educação (ensino médio), cujos resultados deverão ser divulgados em breve.

9 Participação

A reforma da UBS Marcelo Cândia, que voltou a funcionar com serviço 24 horas, foi acompanhada de perto pelo movimento Zona Norte e por “delegados do povo”, eleitos no primeiro Congresso da cidade. “Eles atuaram como fiscais, influenciando na aquisição de materiais e na execução dos serviços”, assegura Dorinaldo Malafaia (SEMSA).

10 Serviço

Durante cerimônia de entrega do Marcelo Cândia, Clécio anunciou a construção 15 UBS (convênios com o MS e emendas parlamentares), implantação da primeira UPA municipal, aquisição de uma UBS fluvial para atender as áreas ribeirinhas, além da reforma e ampliação de outras sete Unidades Básica de Saúde, essas em parceria com o GEA.

 

Mostrar mais
Publicidade

Ana Girlene

Amazônia - Amapá - Brasil • Jornalista, diretora e apresentadora do Programa radiofônico Café com Notícia na DiárioFM 90.9.

Artigos relacionados

Publicidade
Botão Voltar ao topo