Chegou a semana da maior manifestação cultural do Brasil: o Carnaval, e assim como no resto de todo país, Macapá está respirando a folia, apesar de quatro anos sem o desfile oficial das Escolas de Samba. Mas, para marcar essa festa tradicional, o bloco “Afro Sankofa” ficará concentrado na Orla da cidade no ritmo de Afoxé, ijexá e samba, mostrando na avenida suas raízes afro-brasileiras misturando as origens a modernidade. O evento será no dia 1, sexta-feira, das 17h às 2h, na Rua Beira Rio, nº 902, na Orla do Santa Inês. Os abadás estão sendo vendidos a R$ 20,00.
O “Afro Sankofa” mostrará as expressões culturais de matriz africana, com canto, dança e percussão. A festa será animada e contará com a voz potente de Laura do Marabaixo, Neto Medeiros e Janna Silva, que farão coro com 22 músicos e ritmistas, Terá, ainda, a participação do Bloco Firme, de Belém do Pará, baterias da Escola de Samba Piraras Estlizados, Barca do Iaraguany, Selecta Brank’s e Dj Insane. Além de Marabaixo de Rua, os foliões poderão curtir os ritmos de Coco, Maracatu e Samba Reggae
Sankofa é um pássaro africano de duas cabeças e segundo a filosofia africana significa aproximadamente voltar ao passado para ressignificar o presente. O pássaro tem uma cabeça voltada para o passado e outra cabeça voltada para o futuro. Resgatar a memória para continuar fazendo história no presente.
Serviço:
Bloco: “Afro Sankofa”
Data: 01/03 sexta-feira
Local: Posto de Gastrobar Sankofa (Rua Beira Rio, nº 902, na Orla do Santa Inês)
Mais informações: 991137082