Aposentados, pensionistas e militares inativos vinculados à Amapá Previdência (Amprev), têm até a próxima terça-feira, dia 30 de novembro, para efetivar o recadastramento e prova de vida no Censo Previdenciário anual. O procedimento iniciou dia 01, de forma online, e até a presente data, menos de 50% do público esperado encaminhou sua documentação pelo site da instituição.
Completando pouco mais de dois anos da reforma, a previdência social teve um déficit de 18,6% durante a pandemia do COVID-19. O saldo negativo já acumula R$ 484,4 bilhões nesses dois últimos anos e supera o total do déficit registrado nos dois últimos anos anteriores à reforma, segundo dado s do Boletim Estatístico da Previdência Social.
Rubens Souza, diretor presidente da Amprev, ressalta que o fornecimento de informações pelos beneficiários é obrigatório para quem teve benefício concedido até 31 de julho deste ano. “O edital prevê o bloqueio do pagamento mensal do benefício. Com a baixa demanda, estamos tentando prorrogar por mais 10 dias o recadastramento para cobrir a demanda e os beneficiários não deixarem de receber”, explica ele.
A lista de documentação necessária está disponível para consulta no site amprev.ap.gov.br, com instruções e modelos das declarações solicitadas para o recadastro. O canal de atendimento online do site funciona de 08h às 14h, de segunda à sexta-feira, para sanar possíveis dúvidas dos beneficiários.