Anúncio principal

Amapá mantém monitoramento dos 21 tripulantes de navio estrangeiro; “A variante nos coloca mais um desafio: avançar na vacinação”, afirma SVS-AP

SVS confirmou cinco novos casos de covid-19 entre os tripulantes, aumentando para 17 número de doentes.

Na noite da segunda-feira, (9), em entrevista ao programa de rádio ‘Café com Notícia’, na Diário FM, O Superintendente SVS-AP, Dorinaldo Malafaia, falou sobre a tripulação de navio estrangeiro supostamente contaminado pela variante Delta da Covid-19. “A ANVISA tem esse controle, principalmente em navios que conseguimos ter contato desde o início, através da Capitania dos portos. Mas a recomendação é não descer pacientes. Claro que em barcos pequenos esse controle é muito mais difícil”, explica Dorinaldo.

Sobre o status da pandemia, desde o início, a autoridade afirma que: “de lá para cá tivemos um período muito difícil, de pouco sono, pouca vida social e vivendo esse processo de enfrentamento permanente. Perdas que todos estamos acompanhando, muitos familiares, amigos, trabalhadores e colegas”.

Recentemente houve o registro de um caso da nova variante da Covid-19 no Pará, estado vizinho da região Norte, deixando o Amapá em alerta total.

Isso tudo coloca um cenário de preocupação, por mais flexível que estejam os decretos, isso não significa retirar máscara, distanciamento e os cuidados básicos de limpeza e higienização.

– Dorinaldo Malafaia

“As variantes são um problema grave nesse processo de enfrentamento à pandemia, porque estamos em uma fase positiva aqui no Amapá, em que conseguimos reduzir ao máximo o risco de transmissão. O estado está na faixa amarela. O que nos assusta agora é a condicionante externa, são mais de cinco estados com casos da variante confirmados [variante Delta]. Em menos de uma semana tivemos 12% a 42% de crescimento da variante Delta na Guiana Francesa“.

 

Cuidados

O acompanhamento dos tripulantes segue até o fim da quarentena, de pelo menos 14 dias – Foto: Arquivo SVS

A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) mantém o acompanhamento diário dos tripulantes com covid-19 do navio Mandarian Dalian, ancorado na orla de Macapá.

Técnicos da SVS encaminharam na segunda, (9), dois dos tripulantes para fazer exames em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) da capital, seguindo o protocolo de tratamento da doença.

Os pacientes, que foram submetidos a tomografia, não apresentam sintomas graves e já foram liberados para retornar ao navio.

Mostrar mais
Publicidade

Artigos relacionados

Publicidade
Botão Voltar ao topo