Anúncio principal

Amapá lidera o ranking de desemprego no país

No quadro Café com Economia, na noite desta quinta-feira, 16, a economista e professora, Leidiane vaz destacou a pesquisa do IBGE que apontou o Amapá com índice de desemprego de 20.2%, primeiro lugar no ranking brasileiro. Segundo ela, o Amapá não tem um plano concreto que sinalize uma mudança desse cenário. “Infelizmente, a situação tende a se agravar com as medidas anunciadas pelo Governo Federal”, lamenta Leidiane vaz.

Economista e professora do IFAP, Leidiane Vaz, é mestre em Desenvolvimento Regional pela Unifap

A taxa de desemprego média no país no 1º trimestre subiu para 12,7%, conforme já atingindo 13,4 milhões de brasileiros. O desemprego cresceu em 14 das 27 unidades da federação no 1º trimestre. O Amapá tem 20% de desempregados, a maior taxa do país, por isso lidera o ranking do desemprego.

A economista também abordou sobre os cortes nas universidades, ela iniciou a provocação perguntando, os cortes são de 3,5 ou 30%?! , segundo ela, são de 30%!.


“Os valores são divididos entre dívidas obrigatórias e não obrigatórias, sendo que somente a segunda é susceptível à alteração pelo MEC, neste ponto foram bloqueados 30%. Esses valores abrangem serviços como luz, internet, água, serviços de limpeza, segurança, obras e equipamentos de trabalho , o governo cortará 30% das verbas das universidades o que equivale a R$ 1,7 bilhão. Em algumas Universidades os cortes superam 30% pois elas teriam mais recursos para gastar em despesas não obrigatórias. Os 3,5% a que o governo se refere talvez seja sobre o valor total dos orçamentos das universidades, o que não faz sentido já que há despesas como salários que não podem ser bloqueadas”, explicou Vaz.

Ouça a entrevista na íntegra :

Mostrar mais
Publicidade

Artigos relacionados

Publicidade
Botão Voltar ao topo