O Dia Mundial da Conscientização da Epilepsia é celebrado hoje, 26 de março. E Para conscientizar a população sobre o tema, a Liga Acadêmica de Neurologia e Neurocirurgia (Lanneu), do Curso de Medicina da Universidade Federal do Amapá (Unifap) preparou Purple Day – “Dia Roxo”. O evento objetiva aumentar a consciência mundial da epilepsia e eliminar os mitos e medos comuns desta desordem neurológica. A programação inicia a partir das 16h, em um shopping no centro de Macapá.
Segundo o Dr. Isaías Fiuza Cabral, o Dia Roxo surgiu no ano de 2008, em Nova Escócia – Canadá, através da jovem Cassidy Megan, onde fundou um grupo com o intuito de conscientizar sobre o papel da epilepsia na sociedade. Desde então, o movimento só cresceu ao redor do mundo com o Dia Roxo, normalmente realizado no dia 26 de março em diversas localidades e promovida pelos mais diferentes tipos de associação.
“A epilepsia é a doença neurologia crônica mais prevalente e de relevância social atualmente e, pela primeira vez no estado do Amapá, a Liga Acadêmica de Neurologia e Neurocirurgia- Lanneu vai celebrar o Dia Roxo”, ressalta Isaías.
A programamação terá panfletagem sobre a epilepsia e demonstrações de como agir frente a uma pessoa com crise convulsiva.
Serviço
Evento: Purple Day (Dia Roxo)
Local: Macapá Shopping ( área interna de eventos L2)
Horário: 16h às 20h30 – Abordagem das pessoas com panfletagem sobre a epilepsia;
20h45 às 21h – Demonstração de como agir frente a uma pessoa com crise convulsiva.
Contato: Idelbrando Júnior – Acadêmico de Medicina da Unifap e presidente da Liga Acadêmica de Neurologia e Neurocirurgia do Amapá – Lanneu