No dia 1° de agosto, é comemorado o dia Mundial da Amamentação, a data dá início à Semana Mundial de Aleitamento Materno, que finaliza no dia 7° de agosto. Celebrada em 120 países anualmente, a semana tem o objetivo de promover o aleitamento materno e a criação de bancos de leite humano além de conscientizar sobre a importância da doação de leite.
O ‘Agosto Dourado’ é instituído por lei e determina que as ações ocorram com palestras e eventos, divulgação, reuniões sociais e até decoração na cor dourada. O recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é que a amamentação ocorra nos primeiros 6 meses de vida da criança, assim ela pode receber os nutrientes necessários.
Amapá
No estado do Amapá, durante toda a pandemia, houve queda nas doações ao Banco de Leite Humano (BLH). Campanhas para doação estão sendo realizadas e ainda mais enfatizadas no Agosto Dourado. Para a coordenadora do BLH, Darcineyde Dias, a queda nas doações ocorreu pela falta de informação sobre a Covid-19. “As pessoas desconheciam a doença, então no início estava tudo muito cauteloso. Focamos no atendimento as pacientes que estavam internadas em tratamento. Muitas mães não conseguiram amamentar ou sofreram muito em casa para conseguir leite por medo de vir ao banco, sentimos muito esse impacto e nossas doações caíram“, explica a coordenadora.
Segundo pesquisas, o coronavírus não sobrevive ao processo de pasteurização do leite, sendo assim as mães podem continuar a amamentação. Em relação a doação, a orientação é que elas voltem a doar quando se sentirem saudáveis. Sobre o estoque do banco, Darcineyde Dias fala: “Tivemos campanhas intensas no mês de maio em que conseguimos arrecadar bastante leite, nosso estoque conseguiu aguentar. Mas a doação de leite não é como a de sangue que uma pessoa sempre pode doar, ela é rotativa, e constantemente precisamos de novas doadoras”.
Segundo a coordenadora, as mães se sentem mais seguras com o avanço da vacinação.
Hoje, para evitar o contato, o BLH opta por oferecer instruções por vídeos. As mães podem doar diretamente de casa, tendo contato mínimo com a equipe, apenas para receber o kit e qualquer dúvida pode ser tirada por telefone. A doação presencial também continua acontecendo. As orientações seguem a Nota Técnica do Ministério da Saúde e da Rede Brasileira de Banco de Leite Humano.
Semana Mundial de Aleitamento Materno em Macapá
De 2 a 6 de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde de Macapá (Semsa), realiza uma programação em comemoração à Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM). A ação acontece na Unidade Básica de Saúde Rubim Aronovitch, de 8h às 12h. A inauguração do ‘Cantinho da Amamentação’, montado dentro da UBS, busca atender mães que precisarem de ajuda.
Durante a semana serão feitas apresentações culturais, palestras nutricionais, auriculoterapia, workshop sobre amamentação, massagem relaxante, pintura na barriga da gestante, curso para pais de primeira viagem e arrecadação de potes de vidro para armazenamento de leite humano.
Mães que amamentam – Galeria produzida em parceria com o Projeto Mãe Canguru
Veja a localização de Bancos de Leite Humano e Postos de Coleta em todo o Brasil