Agenda Amapá – Bancada Federal define prioridades para atuação em Brasília
Desde que Davi Alcolumbre assumiu a presidência do Senado cresceu a expectativa de que a Bancada Federal do Amapá tenha mais força política para lutar em defesa do Estado.
A oportunidade parece ótima, agora é esperar que os deputados e senadores amapaenses consigam deixar eventuais divergências políticas para os debates acalorados de plenário e caminhem juntos quando a pauta for o desenvolvimento do Estado. É preciso correr, afinal, há muito a ser feito.
Nesta quinta-feira (14), os parlamentares do Amapá divulgaram a “Carta de Brasília”, resultado de reunião realizada na residência oficial do Senado, onde listam as prioridades de atuação para os próximos anos.
De acordo com Davi, dentre as pautas levantadas está a conclusão da BR156. “Uma obra importante para o estado que teve início há 70 anos e que até hoje não foi finalizada”.
Pauta de prioridades listadas na “Carta Brasília para o desenvolvimento do Amapá”
1. Pavimentação da BR-156 (Trechos Norte e Sul).
2. Conclusão das obras e aquisição de equipamentos para o Hospital Universitário.
3. Conclusão da Via Norte Sul.
4. Elaboração dos estudos e projetos para a pavimentação da BR-210 (Perimetral Norte) no trecho entre os municípios de Porto Grande e Serra do Navio.
5. Garantir a transposição para os quadros da União a todos os servidores contemplados pelas Emendas Constitucionais 79 e 98.
6. Aprovação das normas de aperfeiçoamento da Zona Franca Verde de Macapá e Santana (origem da matéria-prima, restrição a minérios e cosméticos), bem como promover a atração de investidores para aproveitamento dos benefícios fiscais
7. Construção do Centro de Convenções.
8. Construção do Terminal Hidroviário de Santana
9. Modernização e ampliação das instalações do Porto de Santana
10. Construção do novo Hospital de Emergências, que poderá ser de competência Federal, estadual ou Municipal.
11. Apoiar a infraestrutura dos municípios, notadamente no saneamento básico e urbanização.
12. Avançar na consolidação dos acordos transfronteiriços entre Brasil e França.
13. Apoio à ampliação e estruturação dos campos do IFAP no Amapá.
14. Apoiar a expansão e modernização das escolas Estaduais, Municipais e Universidade Estadual do Amapá, especialmente para a construção do novo Campus, bem como a UNIFAP.
15. Conclusão da ponte sobre o rio Jari.
16. Reforçar o Programa Minha Casa Minha Vida para novas habitações no Estado do Amapá.